Haddad pede esforço intensivo para votações antes do Orçamento
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse que o projeto que revê benefícios fiscais precisa ser votado antes da apreciação do Orçamento

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse, nesta segunda-feira (8/12), que é preciso fazer um esforço para votar projetos e fechar a peça orçamentária do próximo ano, principalmente a medida que prevê a redução de benefícios fiscais, com impacto previsto de R$ 20 bilhões.
Ele disse que a votação tem de acontecer esta semana na Câmara dos Deputados, já que ainda precisa passar pelo Senado Federal.
“Nós precisamos de uma resposta política sobre o cumprimento desse compromisso que foi feito para que nós possamos ter uma peça consistente”, disse enquanto saía do Ministério da Fazenda, em Brasília.

Receba no seu email as notícias de Boletim Metrópoles
Frequência de envio: Diário
Ver todas“O que precisa ficar claro é que a peça orçamentária tem uma coerência interna. Você pode deixar de votar? Pode deixar de votar, mas aí tem que acertar a peça orçamentária. A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) já está aprovada, já tem as metas da LDO previstas e tem que ajustar a peça àquilo que foi definido”, explicou.
Entre no canal de WhatsApp do MetrópolesAposta
De acordo com ele, o projeto de criação do Devedor Contumaz, aposta do governo contra o crime organizado, deve ser votado nesta terça-feira (9/12), e a regulamentação da Reforma Tributária deve ser votada na quarta-feira (10/12).
Ele reforçou, no entanto, que essa é uma previsão que ainda precisa ser definida pelos líderes.
Na última quarta-feira (4/12) o Congresso Nacional aprovou a LDO de 2026 e o texto seguiu para sanção. Agora, os parlamentares precisam votar a Lei Orçamentária Anual (LOA), que traz as diretrizes de como os recursos previstos na LDO serão utilizados.
O esforço é para que o PL dos benefícios fiscais seja votado antes da apreciação da LOA na Comissão Mista de Orçamento (CMO), com data prevista para a próxima semana.



