Guedes pretende limitar supersalários do funcionalismo público

Objetivo é fixar um limite para a remuneração semelhante à média salarial de trabalhadores na mesma função no setor privado

atualizado 07/06/2019 11:42

Ministro da Economia, Paulo Guedes Igo Estrela/Metrópoles

A equipe técnica do Ministério da Economia estuda proposta para limitar os supersalários do funcionalismo público. O objetivo é fixar um limite para a remuneração semelhante à média salarial de trabalhadores na mesma função no setor privado. As informações são da colunista Mônica Bergamo.

Relatório do Banco Mundial publicado em 2017 mostrou que servidores públicos federais do Brasil ganham 67% a mais do que um empregado do setor privado em cargo semelhante, com a mesma formação e experiência profissional.

Na última terça-feira (04/06/2019), durante audiência na Câmara dos Deputados sobre a reforma da Previdência, o ministro da Economia anunciou que vai suspender concursos públicos, pois, segundo ele, “há servidores em excesso”.

Entretanto, Guedes não mencionou por quanto tempo a realização de concursos ficará suspensa. “Nas nossas contas, 40% dos funcionários públicos devem se aposentar nos próximos cinco anos. Não precisa demitir. Basta desacelerar as entradas”, acrescentou.

Mais lidas
Últimas notícias