metropoles.com

Guedes: empresas podem reduzir salário com criação de “seguro-emprego”

De acordo com o ministro, 11 milhões de empregos foram salvos no ano passado com o Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda

atualizado

Compartilhar notícia

EDU ANDRADE/Ascom/ME
Paulo Guedes, ministro da Economia
1 de 1 Paulo Guedes, ministro da Economia - Foto: EDU ANDRADE/Ascom/ME

O governo vai retomar o programa que permitiu a empresas cortarem jornada de trabalho e salários de colaboradores durante a pandemia causada pela Covid-19, afirmou o ministro da Economia, Paulo Guedes, nesta quinta-feira (11/3), em evento da Frente Parlamentar Mista da Micro e Pequena Empresa. O ministro também comentou sobre a criação de um seguro-emprego.

Segundo Guedes, ao invés de dar R$ 1 mil para pessoas que ficaram desempregadas no seguro-desemprego por quatro meses, o governo pode dar R$ 500 para segurar o emprego por até 11 meses. “O presidente deve anunciar novas medidas para frente”, disse Guedes sobre os próximos passos de Bolsonaro.

De acordo com o ministro, 11 milhões de empregos foram salvos no ano passado com o Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda (BEM), que permitiu a redução de salários e a suspensão de contratos.

No ano passado, o salário-hora do trabalhador não pôde ser reduzido. Empregadores tiveram de comunicar ao sindicato trabalhista e ao Ministério da Economia no prazo de até 10 dias a partir da data de celebração do acordo coletivo ou individual.

A partir disso, a 1ª parcela do BEm era paga em até 30 dias desde a data de celebração do acordo coletivo ou individual.

Segundo o secretário especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, Bruno Bianco, o novo programa será lançado “nos próximos dias”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?