metropoles.com

FMI prevê alta de 5,3% no PIB do Brasil em 2021

As projeções brasileiras cresceram inesperadamente por conta de bons resultados da atividade econômica registrados no primeiro semestre

atualizado

Compartilhar notícia

Hugo Barreto/Metrópoles
Previsão do PIB em 2022 tem queda de 0,08%
1 de 1 Previsão do PIB em 2022 tem queda de 0,08% - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O Fundo Monetário Internacional (FMI) prevê para cima o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil em 2021. Pelas novas previsões, a instituição espera alta de 5,3% da economia brasileira este ano. O FMI publicou o relatório World Economic Outlook, nesta terça-feira (27/7).

Em abril, a estimativa de crescimento era de 3,7%. Houve, portanto, elevação de 1,6 ponto percentual. A projeção para 2022 foi reduzida de 2,6% para 1,9%, ou seja, em 0,7 ponto.

O crescimento da economia global, entretanto, continuou em 6% para 2021, mas subiu para 4,9% em 2022 (+0,5 p.p.). 

De acordo com o relatório, as projeções brasileiras cresceram inesperadamente por conta de bons resultados da atividade econômica registrados no primeiro semestre e da força das exportações, principalmente de commodities.

O FMI também destaca que o acesso às vacinas foi o grande diferencial entre os países desenvolvidos e emergentes. Enquanto as maiores economias se beneficiam da imunização ainda em 2021, as mais vulneráveis são prejudicadas pelo atraso do fim da pandemia da Covid-19.

 Quem puxa a piora dos mercados emergentes é a Índia, que teve redução de sua projeção em 3 pontos percentuais. O país deve registrar recuperação para uma alta de 9,5% em 2021, mas teve forte queda em 2020, de 7,3%.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?