metropoles.com

FGTS: sem respostas, clientes não conseguem antecipar saque-aniversário

Linha de crédito estaria disponível a partir dessa segunda-feira (27/7), mas ainda não foi liberada pela Caixa Econômica, segundo relatos

atualizado

Compartilhar notícia

Hugo Barreto/Metrópoles
Benefício de R$ 600 é para ajudar quem estão sem poder trabalhar durante a pandemia
1 de 1 Benefício de R$ 600 é para ajudar quem estão sem poder trabalhar durante a pandemia - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

Trabalhadores que desejam antecipar até três anos de recursos do saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) seguem com dificuldades para acessar a linha de crédito, que deveria estar disponível desde segunda-feira (29/7).

Relatos apontam que a Caixa Econômica Federal, além de descumprir a promessa de que a modalidade estaria disponível há três dias, tem apresentando um discurso confuso. O banco foi procurado pelo Metrópoles na segunda-feira, mas ainda não respondeu.

Uma das pessoas que enfrenta essa dificuldade é Flavio Nunes, trabalhador informal. Ele diz ter sido informado, pelo WhatsApp da Caixa, de que o aplicativo do FGTS poderia estar com alguma inconsistência para efetivar o empréstimo online. O banco o recomendou que a contratação fosse feita em uma agência.

O trabalhador foi em uma agência, mas não obteve respostas satisfatórias. “Fui orientado a ir na minha própria agência”, conta. “Sabe o que é estranho? Eles não têm uma orientação precisa. Ficam empurrando pra outros lugares”, dispara.

O gaúcho Rafael Lima também relata dificuldades. Para ele, a opção de antecipar o saque-aniversário não apareceu no aplicativo do FGTS. Ele não foi até uma agência pois o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, disse que a adesão seria 100% digital.

“Não [aparece opção], nem sinal… Isso porque eu já tinha optado pelo saque-aniversário em maio deste ano e autorizado consultar meu FGTS desde 16 de junho. Entro na aba crédito e não abre nada relacionado a ‘Empréstimo Saque Aniversário'”, pontua.

“100% Digital”

Ao anuncia na última quinta-feira (23/7), o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, disse que a opção para adiantar até três anos da modalidade poderia ser feita de forma digital, no mobile ou no internet banking (acesse aqui), sem a necessidade de ir à uma agência.

“Nesse momento de pandemia, facilita para que os trabalhadores não precisem ir às agências”, afirmou Guimarães. Segundo ele, o empréstimo poderia ser feito a partir dessa segunda-feira (27/7). O banco espera a adesão de mais de 1 milhão de pessoas.

Como solicitar o crédito

Ao anunciar a nova linha de crédito, a Caixa Econômica informou que, para solicitar a opção, o trabalhador deverá optar pelo saque-aniversário e informar a Caixa como instituição financeira.

Em seguida, o cliente deverá acessar o internet banking, clicar na opção “Crédito” e em seguida na opção “Antecipação saque-aniversário FGTS”.

“Será gerado um pré-contrato e o valor do saldo utilizado como base para o cálculo do crédito será bloqueado no FGTS, como garantia da operação”, disse a Caixa, em nota.

“Aqueles que ainda não forem clientes do banco poderão solicitar a antecipação do saque-Aniversário em qualquer agência da Caixa”, prosseguiu.

0

 

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações