metropoles.com

Embraer fecha parceria com startup para desenvolver “carro voador”

Acordo prevê a compra de até 40 “carros voadores” pela FlyBIS, startup brasileira de mobilidade; ideia é focar no mercado da América do Sul

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação/Embraer
Imagem colorida de "carro voador" da Embraer
1 de 1 Imagem colorida de "carro voador" da Embraer - Foto: Divulgação/Embraer

A Eve Air Mobility, empresa de aeronaves elétricas da Embraer, anunciou nesta quinta-feira (8/12) a assinatura de uma carta de intenção com a startup brasileira de mobilidade FlyBIS para o desenvolvimento de veículos elétricos de pouso e decolagem verticais (eVTOL), os chamados “carros voadores”.

O acordo prevê a compra de até 40 desses veículos pela FlyBIS. A ideia é focar nos mercados brasileiro e da América do Sul.

“A região possui muitas áreas turísticas com tráfego intenso, que serão beneficiadas pelas operações de eVTOL, o que reforça o nosso compromisso de fomentar o mercado de mobilidade aérea urbana em diferentes regiões do mundo”, afirmou o co-CEO da Eve, André Stein.

Com sede em Caxias do Sul (RS), a FlyBIS pretende expandir suas operações nos países vizinhos. A sturtup é apoiada pela Brave Aviation, cuja frota atual inclui o jato executivo Phenom 100, da Embraer.

A encomenda da FlyBIS foi incluída na atual carteira de pedidos de Eve, de até 2.770 eVTOLs.

Avião elétrico

No início da semana, a Embraer apresentou dois projetos para aeronaves comerciais com propulsão híbrida e elétrica a hidrogênio, capazes de transportar de 19 a 30 passageiros. A companhia projeta que esse modelo se torne realidade em 2030.

Segundo os estudos desenvolvidos pela Embraer, as aeronaves teriam propulsão híbrida e elétrica que poderia reduzir emissões de gás carbônico em até 90% por meio do chamado “combustível sustentável”, produzido a partir de óleos de origem orgânica ou resíduos florestais.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?