metropoles.com

Economia brasileira crescerá 2,5% em 2020, aposta CNI

De acordo com a entidade, a principal fonte de crescimento será o PIB industrial, que deve ganhar força no próximo ano e crescer 2,8%

atualizado

Compartilhar notícia

Hugo Barreto/Metrópoles
Dinheiro, Economia, Bolsa de Valores, Real, aumento, Baixa, money, gráficos – PIB – Bolsa de Valores, Investimento, grafico, dinheiro, PIB, queda
1 de 1 Dinheiro, Economia, Bolsa de Valores, Real, aumento, Baixa, money, gráficos – PIB – Bolsa de Valores, Investimento, grafico, dinheiro, PIB, queda - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) estima que em 2020 a economia brasileira crescerá 2,5%. O dado otimista foi divulgado nesta terça-feira (17/12/2019) no Informe Conjuntural Economia Brasileira.

Segundo a entidade, o produto interno bruto (PIB) será puxado pela expansão do PIB industrial. A estimativa é que o setor cresça 2,8%, de acordo com a CNI.

O documento divulgado nesta terça-feira traz um cenário mais positivo para o próximo ano. Em 2020, o investimento deve crescer 6,5%.

A inflação, medida pelo IPCA, deve ficar em 3,7%. Se a tendência se confirmar, será o quarto consecutivo abaixo da meta. No mesmo sentido, a taxa de juros deve permanecer no patamar de 4,5% ao longo do próximo ano.

O estudo indica que a aceleração da economia no segundo semestre deste ano é sinal que haverá crescimento “mais sólido” nos próximos 12 meses. A CNI pontua o aumento do consumo, a queda da taxa de juros e a recuperação do mercado de trabalho como indicadores positivos.

O setor da construção será, segundo a CNI, o principal motor para o crescimento de 2020, alavancando as contratações formais.

Apesar dos efeitos da reforma da Previdência, a CNI defende “reformas adicionais” para acelerar a economia brasileira. A entidade cita o controle o gasto público e o equilíbrio fiscal como alicerces para um “crescimento sustentado”.

Compartilhar notícia