metropoles.com

Dólar: cotação no dia da compra com cartão começa a valer

A determinação é do Banco Central (BC) e foi publicada na Circular nº 3.918. Instituições financeiras serão obrigadas a oferecer essa opção

atualizado

Compartilhar notícia

A partir deste domingo (01/03/2020), as compras feitas em moeda estrangeira com cartão de crédito deverão aparecer na fatura com a cotação do dia em que foram feitas. Antes, a conversão era com base no dia do fechamento da fatura.

A determinação do Banco Central (BC) foi publicada na Circular nº 3.918. Com a medida, as instituições financeiras serão obrigadas a oferecer a opção de usar a taxa de câmbio do dia da compra. Se o cliente não quiser fazer a troca, poderá manter a opção de pagar com base na taxa de câmbio do dia de fechamento da fatura.

A circular estabelece que o banco deve informar na fatura os gastos do cliente, com a data da compra, a identificação da moeda e o valor. Também é necessário indicar a conversão em dólar, a taxa de câmbio na data do gasto e o valor em Real a ser pago.

De acordo com o Banco Central (BC), o pagamento das compras no exterior com base na data de fechamento da fatura deixa os clientes expostos a flutuações das taxas de conversão, uma vez que a variação cambial entre a data da compra e o pagamento é ajustada no mês seguinte. Essa sistemática pode gerar um crédito ou débito.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?