metropoles.com

Disparada no preço dos planos de saúde puxa alta da inflação em junho

Os gastos com os consórcios de tratamento médico subiram 2,99%. Isso representou sozinho 0,10 ponto percentual da inflação

atualizado

Compartilhar notícia

Adam Berry/Getty Images
imagem colorida medido planos de saúde
1 de 1 imagem colorida medido planos de saúde - Foto: Adam Berry/Getty Images

O reajuste dos preços dos planos de saúde refletiu no bolso do brasileiro e puxou a inflação, que é o preço médio de serviços e produtos, para cima.

Em junho, os gastos com os consórcios de tratamento médico subiram 2,99%. Isso representou sozinho 0,10 ponto percentual do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Segundo o monitoramento, elaborado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a inflação acelerou para 0,67% em junho. Em maio, a alta foi de 0,47% em maio.

A disparada na inflação individual dos planos de saúde ocorre após o reajuste de 15,5% para os planos individuais autorizado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) em maio.

O percentual é o teto válido para o período entre maio de 2022 e abril de 2023. A medida abrange contratos de, aproximadamente, oito milhões de beneficiários, o que representa 16,3% dos consumidores de planos de assistência médica no Brasil.

O reajuste foi o maior da série histórica iniciada em 2000, quando entrou em vigor o modelo atual de reajuste. Até então, o percentual mais elevado havia sido de 13,57% em 2016.

Ao todo, há 49,1 milhões de beneficiários com planos de assistência médica no país, de acordo com dados divulgados pela ANS, referentes a março de 2022.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?