metropoles.com

Diretor do BC: “Selic pode subir mais que um ponto percentual ao mês”

Segundo Fabio Kanczuk, a decisão do Copom dependerá da situação monetária do país, influenciada principalmente pela disparada da inflação

atualizado

Compartilhar notícia

Felipe Menezes/Metrópoles
O Banco Central apresentou como será a cédula
1 de 1 O Banco Central apresentou como será a cédula - Foto: Felipe Menezes/Metrópoles

O diretor de Política Econômica do Banco Central, Fabio Kanczuk, afirmou nesta quarta-feira (13/10) que o aumento da Selic, taxa que regula os juros no Brasil, pode ser maior que um ponto porcentual por mês, contrariando as projeções do mercado financeiro.

Segundo ele, a decisão vai depender da situação monetária do país, influenciada, principalmente, pela disparada da inflação.

“Se o ritmo da inflação enlouquecer, posso achar que o ritmo de 1 pp não será mais suficiente. Tudo pode acontecer. Um ponto percentual é uma sugestão, não é um compromisso”, disse, durante evento promovido pelo HSBC.

“Não é escravo do mercado”

De acordo com o secretário, o Comitê de Política Monetária (Copom) “não é escravo” das previsões do mercado, mas usa as informações a seu favor.

Ele reiterou, entretanto, que é mais provável que a autoridade monetária continue elevando a Selic em um ponto percentual por reunião até atingir um nível “significativamente acima” do neutro.

“Claro que se ocorrer uma grande mudança, podemos ter que aumentar ou diminuir o ritmo, mas é suficiente e podemos fazer com este ritmo”, declarou o diretor.

Em sua última decisão, o órgão elevou a taxa básica de juros para 6,25% ao ano na tentativa de ancorar as expectativas do público consumidor.

De acordo com a aposta do mercado, a Selic deve terminar 2022 a 8,75%. Na semana anterior, a previsão era de 8,5%.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?