metropoles.com

Desemprego cresce mais de 10% só em maio, estima IBGE

Número de pessoas desempregadas passou de 9,8 mil para 10,9 mil durante o último mês, segundo nova versão da Pnad Contínua

atualizado

Compartilhar notícia

O número de desempregados cresceu mais de 10% somente em maio deste ano, aponta estimativa divulgada nesta terça-feira (16/06) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De acordo com o levantamento, o país tinha 9,8 mil pessoas desocupadas na primeira semana de maio. Já no dia 30 desse mesmo mês, 10,9 mil pessoas estavam desempregadas.

Além disso, 17,7 milhões de pessoas não procuraram emprego na última semana de maio por causa da pandemia de Covid-19 ou por falta de oportunidade na região em que vivem.

Com isso, o país alcançou a marca de 28,6 milhões de pessoas que queriam um emprego, mas enfrentaram dificuldades para se inserir no mercado de trabalho, segundo o IBGE.

0

O levantamento é uma versão da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) realizada com apoio do Ministério da Saúde. Confira aqui a íntegra da pesquisa.

Menos da metade

Em maio, o IBGE estima que 84,4 milhões de pessoas estavam ocupadas no país, embora 169,9 milhões estivessem em idade para trabalhar. Isso significa que menos da metade (49,5%) estava trabalhando no mês passado.

Entre essas pessoas ocupadas, 14,6 milhões estavam temporariamente afastadas do trabalho devido ao isolamento social ou férias coletivas, o que representava 17,2% do total de empregados.

Compartilhar notícia