Decisão sobre empréstimo aos Correios sai nesta sexta-feira (19/12)

Segundo o Ministério da Fazenda, a decisão de aceitar ou não o empréstimo dos Correios será decidida nesta sexta-feira

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Reprodução/ Correios
foto-Concurso-Correios-edital-em-provas-em-dezembro-600×400
1 de 1 foto-Concurso-Correios-edital-em-provas-em-dezembro-600×400 - Foto: Reprodução/ Correios

Segundo informações do Tesouro Nacional, a decisão sobre o empréstimo aos Correios deve ser anunciada na próxima sexta-feira (19/12).

De acordo com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, o empréstimo só sairá com aval do Tesouro. “Não vamos aceitar a qualquer preço, por isso foi cogitado o aporte”, disse nesta quinta-feira (18/12) em um café com jornalistas.

O Tesouro já barrou um empréstimo, no começo desse mês, por considerar que a taxa de juros aplicada, 136% do CDI, era abusiva.

O teto limite para aprovações é de 120% do CDI. Segundo o Tesouro, não existe nenhuma razão para a taxa sugerida, tendo em vista que o risco da operação é muito baixo, já que tem a União como fiadora.

Haddad explicou que existe uma equipe inteira dedicada aos Correios e que, em sua visão, será necessária uma parceria para recuperar a estatal.

Ele disse que a Caixa Econômica Federal estuda uma parceria com a empresa, no entanto, ainda não tem nada decidido.

Entenda a situação dos Correios

A crise atual é resultado de um acúmulo de desequilíbrios. Nos últimos anos, os Correios passaram por queda de receitas em segmentos tradicionais, aumento de custos operacionais e perdas logísticas.

O crescimento do e-commerce ajudou parcialmente na demanda, mas não foi suficiente para compensar gargalos estruturais, investimentos não realizados e a expansão da concorrência privada. Agora, a empresa busca um plano de reestruturação sólido para se recuperar.

Haddad voltou a dizer que novas empresas de logística pegaram o “filé” e deixaram a estatal “apenas com os ossos”, em referência aos serviços de entrega no país.

De acordo com ele, no entanto, não está em discussão privatizar a estatal. O ministro avaliou que em todos os países desenvolvidos, o serviço postal é estatal, tendo em vista a universalização do serviço.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?