metropoles.com

“CPMF de volta, não”, defende Bolsonaro ao comentar reforma tributária

O presidente recebeu jornalistas de agências internacionais para um café da manhã no Palácio do Planalto

atualizado

Compartilhar notícia

Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles
Bolsonaro apresenta Projeto de lei para mudança na carteira de motorista
1 de 1 Bolsonaro apresenta Projeto de lei para mudança na carteira de motorista - Foto: Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) afirmou nesta sexta-feira (19/07/2019) que a reforma tributária a ser enviada ao Congresso Nacional pelo governo não vai criar nenhum novo tributo para os cidadãos brasileiros. A declaração foi dada em café da manhã com jornalistas de agências internacionais no Palácio do Planalto.

CPMF de volta, não”, defendeu o chefe do Executivo ao ser questionado sobre a volta do imposto, que já foi defendida pelo ministro da Economia, Paulo Guedes. O mandatário da República também deixou claro que a reforma em trâmite hoje no Congresso é a do Parlamento.

Bolsonaro afirmou que a intenção do governo federal é de simplificar os tributos federais com a reforma. “Ao longo dos meus 28 anos como deputado, quiseram fazer uma reforma que envolvesse a União, os estados e municípios. Não dá certo, o que queremos são os federais, a equipe econômica está convencida de que quer apenas os federais”, frisou.

O Ministério da Economia estuda diferentes propostas, a serem apresentadas pelo governo, que incluem o imposto sobre as transações financeiras (ITF), com uma alíquota de aproximadamente 0,6%. Esse valor seria superior ao da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF), de 0,38%, que existiu até 2007.

Com isso, o ITF ficaria no lugar de outros tributos federais.

A proposta surge em um movimento casado entre deputados envolvidos na reforma tributária e o secretário da Receita, Marcos Cintra, que pretendem criar novo imposto nos moldes da antiga CPMF. O argumento, agora, é oferecer o novo imposto como solução para dois problemas antigos do Brasil: os tributos sobre a contratação de trabalhadores e a corrupção.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?