metropoles.com

Coronavírus: governo zera imposto de mais 25 produtos. Veja

A medida foi aprovada em reunião virtual do Comitê Executivo de Gestão da Camex (Gecex), nessa quarta-feira

atualizado

Compartilhar notícia

Hugo Barreto/Metrópoles
Maquina de hospital e paciente ao fundo
1 de 1 Maquina de hospital e paciente ao fundo - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

A Câmara de Comércio Exterior (Camex), do Ministério da Economia, zerou o imposto de importação de 25 insumos, componentes e acessórios utilizados na fabricação e operação de respiradores e ventiladores pulmonares e de máscaras de proteção.

A redução das tarifas foi aprovada em reunião virtual do Comitê Executivo de Gestão da Camex (Gecex), nessa quarta-feira (01/04), no contexto das medidas de política comercial para combate à pandemia do novo coronavírus.

Tarifas, que chegavam a 26%, ficarão zeradas até 30 de setembro de 2020. O objetivo da medida é aumentar a oferta de insumos para a produção nacional de bens destinados a combater a pandemia.

“As mercadorias que constam do anexo único desta resolução somente terão redução da alíquota do Imposto de Importação a zero quando utilizadas no enfrentamento ao coronavírus”, destaca a norma, publicada nesta sexta-feira (03/04) no Diário Oficial da União.

Essa medida complementa reduções anteriores, que diminuíram a zero as tarifas de 111 itens utilizados diretamente no combate à pandemia.

Produtos
Os produtos listados vão desde tecidos para fabricação de máscaras de proteção e suporte metálico para circuitos respiratórios até micromisturador de gases para ventiladores pulmonares, placa de circuito impresso e sensores de fluxo de ar ou oxigênio para aparelhos respiratórios de reanimação, além de sensores para ventiladores e simulador de complacência pulmonar, para monitorar volumes e pressões ventilatórias.

Também são relacionados itens como placa-mãe, placa controladora de touch screen, painel touch screen, monitor LCD e cartão de memória do tipo microSD industrial; motores, baterias chumbo-ácido e de lítio. Veja a lista completa aqui.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?