*
 

A tarifa de energia elétrica vai ficar mais barata em setembro. As contas de luz terão bandeira tarifária amarela no próximo mês. A decisão será oficializada nesta sexta-feira (25/8) pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). No mês passado, o consumidor pagou pela bandeira vermelha.

Com a mudança de patamar, a tarifa de energia terá a cobrança adicional reduzida de R$ 3 para R$ 2 no próximo mês, para cada 100 kilowatt-hora (kWh) consumidos.

Todo mês, o sistema de bandeiras é atualizado pela agência. Para tomar a decisão, são avaliados o preço da energia, o volume de chuvas e a situação dos principais reservatórios das hidrelétricas em todo o país.

A avaliação dos técnicos é de que a situação ficou menos crítica no mês de agosto, em razão das chuvas registradas em algumas regiões. Em alguns dos principais reservatórios, porém, como Sobradinho, na Bahia, e Serra da Mesa, em Goiás, a situação permanece crítica.

Com a decisão da Aneel, a conta de luz retoma a bandeira amarela que vigorou no mês de julho. Em junho, a bandeira acionada era a de cor verde, que não traz custo adicional ao consumidor. Nos meses maio e abril, vigorou a bandeira vermelha em seu primeiro patamar.

Em março, foi acionada a bandeira amarela. Em janeiro e fevereiro deste ano, vigorou a bandeira verde.

 

 

COMENTE

Aneelconta de luzbandeira amarela
comunicar erro à redação

Leia mais: Economia