metropoles.com

Conselho da BRF elege Pedro Parente como presidente global

O cargo estava vago desde o dia 23 de abril e vinha sendo ocupado, interinamente, pelo diretor vice-presidente

atualizado

Compartilhar notícia

Fabio Motta/Estadão Conteúdo
Demissao petrobras Pedro Parente
1 de 1 Demissao petrobras Pedro Parente - Foto: Fabio Motta/Estadão Conteúdo

A BRF informou nesta quinta-feira (14/6) que o conselho de administração da companhia aprovou, por unanimidade, a indicação de Pedro Parente para o cargo de diretor presidente global da companhia (Global Chief Executive Officer – CEO Global). A notícia foi antecipada pelo Broadcast, serviço de notícias em tempo real do Grupo Estado.

O posto estava vago desde o dia 23 de abril e vinha sendo ocupado, interinamente, pelo diretor vice-presidente Financeiro e de Relações com Investidores, Lorival Nogueira Luz Junior, que assumiu a gestão após a renúncia de José Aurélio Drummond Júnior, após quatro meses na função.

Segundo o comunicado, depois de ter ocupado cargo em sociedade de economia mista – Parente renunciou no 1º de junho à presidência da Petrobras – será necessário que ele tenha a autorização da Comissão de Ética Pública da Presidência da República, “no que tange à existência de conflito de interesses entre o cargo anterior e o cargo de CEO global da BRF”.

“Caso a Comissão conclua pela inexistência de conflito, e tão logo seja informado da decisão, Parente tomará posse no cargo de CEO Global da BRF”, acrescentou o comunicado. Efetivada a posse, Parente acumulará os cargos de presidente do Conselho de Administração e diretor presidente global por um período inicial de 180 dias.

A BRF destacou que, durante o período em que for o CEO global da BRF, o executivo priorizará “o processo de planejamento estratégico e financeiro, cuidará diretamente da preparação de seu sucessor e liderará o processo de reorganização da companhia, em especial o preenchimento de posições chaves e questões ligadas à sua governança”.

A empresa informou também que a atribuição relativa à elaboração da pauta das reuniões do conselho de administração será exercida pelo vice-presidente do colegiado, Augusto Marques da Cruz Filho

Operações
O Conselho de Administração também aprovou a criação do cargo de diretor presidente global de Operações (Global Chief Operating Officer – COO Global), que será ocupado por Lorival Junior. O indicado terá responsabilidade primária sobre a gestão operacional da companhia, reportando-se diretamente ao CEO Global.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?