metropoles.com

Concentração de renda no Brasil é a 2ª maior do mundo, diz ONU

Parcela dos 1% mais ricos fica com 28,3% da renda, de acordo com o Relatório de Desenvolvimento Humano da Organização das Nações Unidas

atualizado

Compartilhar notícia

Agência estado
desigualdade social
1 de 1 desigualdade social - Foto: Agência estado

O Brasil tem a segunda maior concentração de renda do mundo, de acordo com o Relatório de Desenvolvimento Humano (RDH) da Organização das Nações Unidas (ONU), divulgado nesta segunda-feira (09/12/2019).

Em números, os 1% mais ricos concentram 28,3% dos rendimentos totais do país. Isso significa que quase um terço da renda do Brasil está nas mãos dos mais ricos. Nesse aspecto, o Brasil está atrás apenas do Catar, onde a proporção é de 29%.

Em terceiro lugar está o Chile, com 23,7% de concentração da renda total nas mãos dos mais ricos do país, seguido de Turquia e Líbano (ambos com 23,4%).

Estados Unidos e Rússia ocupam o 10º e o 11º lugares, respectivamente, com 20,2% da renda total nas mãos da parcela 1% mais rica da população.

BRICS
Comparando a concentração de renda dos países do Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), o Brasil lidera o ranking.

A Índia aparece em oitavo lugar, concentrando 21,3% da renda total nas mãos da parcela 1% mais rica do país. Na sequência estão Rússia (20,2%), em 11º lugar, e África do Sul (19,2%), em 16º lugar.

A China aparece como o país com menor concentração de renda, com 13,9%.

A ONU considera dados dos países aos quais tem informações disponíveis no período de 2010 e 2017. Para chegar ao conceito de desigualdade social, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), considera uma série de índices, não apenas a distribuição de renda.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações