metropoles.com

Com calor e ano bissexto, carga de energia sobe 2% em fevereiro

Ante janeiro, a carga aumentou em 5,9%, porém, no acumulado de 12 meses, a energia ainda registra queda de 2,1%

atualizado

Compartilhar notícia

Marcos Santos/USP Imagens
Energia eletrica
1 de 1 Energia eletrica - Foto: Marcos Santos/USP Imagens

A carga de energia que circulou pelo Sistema Interligado Nacional (SIN) em fevereiro cresceu 2,0% em relação a igual mês de 2015. Ante janeiro, a carga aumentou em 5,9%, informou nesta segunda-feira (7/3), Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), apontando o calor e o ano bissexto como responsáveis pela alta. No acumulado de 12 meses, a carga ainda registra queda de 2,1%.

A carga total de energia do SIN ficou em 69.510 megawatts (MW) médios. O volume de carga, divulgado mensalmente pelo ONS, é calculado a partir da soma de toda a energia movimentada no sistema elétrico, mas difere do volume de energia consumida em função das perdas existentes na rede.

Segundo o Boletim de Carga Mensal do ONS, o baixo desempenho da atividade econômica, puxada pela queda na demanda interna, impactam negativamente a carga total circulada no SIN. Mas, em fevereiro, o aumento é explicado pelo número maior de dias deste mês em 2016, que teve 29 dias, porque o ano é bissexto, e pelo forte calor registrado nas regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste.

“A ocorrência de temperaturas relativamente elevadas nos subsistemas Sudeste/Centro-Oeste e Sul e o maior número de dias úteis, na comparação com o mesmo mês do ano anterior, contribuíram em sentido contrário, resultando em uma taxa de variação positiva da carga do SIN no mês de fevereiro/16”, diz o boletim do ONS.

Entre as regiões do país, a maior alta na comparação com fevereiro de 2015 foi registrada no Norte (4,3%), seguida pelo subsistema Sudeste/Centro-Oeste (2,8%) e pelo Sul (1,1%). Na contramão, o subsistema Nordeste apresentou queda de 1,4%. “A carga do subsistema Nordeste que, ao longo de 2015, se mostrava menos sensível aos efeitos da conjuntura econômica adversa, já apresenta variações negativas nos primeiros dois meses de 2016”, diz o boletim do ONS.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?