CNI prepara lista de propostas para a retomada da economia. Veja quais são

O presidente da entidade, Robson de Andrade, diz que objetivo é que ações façam o setor produtivo voltar a se desenvolver e gerar empregos

atualizado 17/09/2020 19:38

Robson Andrade, presidente CNIDivulgação

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) elaborou um documento com propostas para a retomada da economia brasileira em meio à pandemia de coronavírus. O projeto seria entregue ao ministro da Economia, Paulo Guedes, nesta quinta-feira (17/9), mas o chefe da equipe econômica desistiu na última hora de participar de encontro virtual. Segundo o órgão, o objetivo é que as ações façam o setor produtivo voltar a se desenvolver e gerar empregos.

“As medidas emergenciais adotadas pelo governo e o Congresso Nacional foram essenciais para a retomada da economia. No entanto, empresas, famílias e governos estão saindo da crise bastante fragilizados, de modo que a transição para o crescimento sustentado se apresenta como mais um desafio”, disse o presidente da CNI, Robson de Andrade.

Construído com a base da indústria, o documento está dividido em dois blocos. No primeiro, estão cinco medidas prioritárias de transição, para serem adotadas imediatamente. No segundo, há quatro propostas estruturantes para a melhora do ambiente de negócios, redução do Custo Brasil e estímulo ao investimento.

Medidas urgentes para o período de transição

  • 1. Prolongar a vigência dos programas emergenciais de financiamento
  • 2. Manter e avançar em medidas de aplicação imediata de modernização, simplificação e eficiência das relações do trabalho
  • 3. Parcelar os pagamentos dos tributos adiados
  • 4 . Instituir programa de parcelamento de débitos com a União
  • 5. Manter a política de expansão do crédito e redução do custo do financiamento

Propostas estruturantes para a melhora do ambiente de negócios

  • 1. Reforma tributária
  • 2. Aprovar a Nova Lei do Gás Natural
  • 3. Promover uma reforma administrativa
  • 4. Garantir o aumento e a estabilidade de recursos para Pesquisas, Desenvolvimento e Inovação (PD&I)

O documento elaborado pela CNI será entregue para o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, e o presidente da República, Jair Bolsonaro.

Veja as propostas na íntegra:

Propostas Para a Retomada Do Crescimento Econômico by Metropoles on Scribd

Últimas notícias