Argentina irá renegociar com FMI e estender prazos de dívidas

Em crise crescente desde as eleições primárias, país anuncia medidas emergenciais para estabilizar a economia

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

David Fernandez/EPA
PRESS CONFERENCE OF MACRI AND PENCE IN BUENOS AIRES
1 de 1 PRESS CONFERENCE OF MACRI AND PENCE IN BUENOS AIRES - Foto: David Fernandez/EPA

O ministro das Finanças da Argentina, Hernán Lacunza, anunciou nesta quarta-feira (28/08/2019) que o governo do presidente Mauricio Macri propôs ao Fundo Monetário Internacional (FMI) que se inicie o diálogo para rever os vencimentos da dívida com a instituição. A informação foi dada durante entrevista coletiva, na qual Lacunza também divulgou medidas para tentar controlar o quadro de instabilidade local – entre as quais, estender os vencimentos de dívida de curto prazo para investidores institucionais, como bancos e seguradoras.

Lacunza disse que deve haver uma reunião com representantes do FMI “nas próximas semanas” para se discutir a revisão da dívida argentina com o fundo. Segundo o ministro, esse diálogo será de mais longo prazo e necessariamente concluído apenas no próximo governo, seja de Macri ou de outro nome. Candidato favorito à presidência, o oposicionista Alberto Fernández tem insistido na necessidade de renegociar os termos do acordo com o FMI, que atualmente seriam inviáveis, segundo o político.

O ministro das Finanças disse, de qualquer modo, que o diálogo não altera o cumprimento das metas atuais já fechadas com o fundo. Lacunza também ressaltou que os pagamentos da dívida não serão interrompidos, mas que a extensão para a quitação daquelas de curto prazo com investidores institucionais permitirá retirar pressão nos meses anteriores ao primeiro turno presidencial, marcado para 27 de outubro. Os pagamentos a pessoas físicas prosseguirão normalmente, complementou a autoridade, citando ainda que as medidas anunciadas hoje foram antes informadas ao FMI.

Lacunza também afirmou que o governo irá “iniciar um prazo de extensão de vencimentos da dívida com legislação estrangeira”, também no âmbito das medidas para acalmar o quadro antes da disputa eleitoral. Segundo informou, ele foi incumbido por Macri de impedir que o dólar e a inflação não subam mais. Solicitou ainda que os candidatos à presidência se comuniquem com prudência e que a preservação da estabilidade seja vista como objetivo prioritário e comum pelas forças políticas no país.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?