metropoles.com

“A China é muito importante ao Brasil”, afirma Bolsonaro

O presidente aceitou convite do presidente chinês, Xi Jinping, para fazer uma viagem oficial ao país asiático

atualizado

Compartilhar notícia

Igo Estrela/Metrópoles
Presidente Jair Bolsonaro recebe Juan Guaidó, autodeclarado presidente interino da Venezuela. Brasília(DF), 28/02/2019
1 de 1 Presidente Jair Bolsonaro recebe Juan Guaidó, autodeclarado presidente interino da Venezuela. Brasília(DF), 28/02/2019 - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

Em um cenário de crise internacional e desacordo político entre os países, o presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), prometeu melhorar as relações diplomáticas com a China, ao entregar, nesta sexta-feira (8/3), a Carta Credencial ao novo embaixador do país, Yang Wanming. “A China é muito importante ao Brasil”, disse o mandatário da República ao dar posse ao representante chinês.

O gesto rompe com uma sequência de desencontros nas falas do presidente com relação aos chineses. Durante a campanha e ao longo do governo de transição, o atual presidente adotou postura crítica com relação a China. Ele e seus filhos, inclusive, se mostraram contrariados com parlamentares da bancada do PSL que se deslocaram ao país em busca de ampliar o intercâmbio entre as duas nações. Atualmente, a China é o principal parceiro econômico do Brasil.

Os desentendimentos se ampliaram ao longo da crise da Venezuela, na qual Brasil e China adotaram posturas divergentes. Enquanto o Brasil reconheceu Juan Guaidó como presidente interino do país, a China manteve o apoio ao ditador Nicolás Maduro.

Bolsonaro, agora, prometeu melhorar o relacionamento com os chineses. “Nós queremos nos aproximar do mundo todo, ampliar nossos negócios e abrir novas fronteiras. É assim que será o nosso governo”, afirmou o presidente.

Em nome do presidente Xi Jinping, Yang Wanming convidou Bolsonaro para uma visita oficial à China. O presidente brasileiro aceitou a proposta dizendo que já era sua intenção. “Se Deus quiser a viagem será realizada”, afirmou.

“Essa é uma nova etapa para seguir com as relações amistosas e em benefício a ambas partes”, disse o embaixador Yang Wanming, após conversa com o presidente. Para ele, o encontro foi “excelente”. De acordo com Bolsonaro, devido aos seus compromissos de agenda, a visita ocorrerá, possivelmente, no segundo semestre deste ano.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?