Dona Francisca, cearense de 115 anos, se torna a 3ª pessoa mais velha do mundo

A cearense de Messejana assumiu também um posto de nível mundial, como a 3ª mais velha do planeta

Francisca 115 anosArquivo pessoal

atualizado 10/07/2020 12:43

A cearense Francisca Celsa dos Santos, de 115 anos, foi reconhecida pelo Gerontology Research Group (GRG) — Grupo de Pesquisa em Gerontologia —, nesta sexta-feira (10/7) como a pessoa mais velha do Brasil e a 3ª mais velha do mundo. O GRG atua desde a década 1990 com a longevidade humana e é uma das entidades indicadas pelo Livro Guinness de Recordes para validar idades.

Dona Franscisca é moradora de Messejana e pode se tornar a pessoa mais velha do mundo, título que pertence atualmente à japonesa Kane Tanaka, com 116 anos e 320 dias. Para a neta de Francisca, Fernanda Aliny Barrozo, o reconhecimento é motivo de orgulho para a família:

“Eu sou muito orgulhosa de ter uma parente tão próxima com tanta vida, que viveu bem. Minha avó tem uma família que a ama muito, e a gente também foi muito amado”, comemorou a neta em entrevista ao site G1 local.

O processo para a validação pelo GRG começou em abril, no meio da pandemia do novo coronavírus. Pela idade avançada, dona Francisca já não tem mais tanta mobilidade e depende da cadeira de rodas para se locomover.

Mesmo com as limitações, ela ainda mostra lucidez e, no seu 115º aniversário, ela cantou “parabéns” para ela mesma. Ela comemora aniversário em 19 de novembro.

Últimas notícias