Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube

Apuração pelo Brasil

Eleições 2026Brasil

Disputa ao governo do Acre terá 2º turno entre Mailza Assis e Alan Rick

Atual governadora do Acre, Mailza Assis, e o senador Alan Rick voltam a disputar a vaga no Executivo no próximo dia 25 de outubro

04/10/2026 21:01
Reprodução
Disputa ao governo do Acre terá 2º turno entre Mailza Assis e Alan Rick

A disputa ao governo do Acre terá segundo turno entre a atual governadora do estado, Mailza Assis (PP), e o senador Alan Rick (Republicanos).

Mailza foi eleita vice-governadora do Acre em 2022, na chapa de Gladson Camelí (PP), e está à frente do Executivo acreano desde 2 de abril deste ano, quando ele renunciou ao cargo para disputar o Senado.

Nascida em Mundo Novo (MS), Mailza mudou-se para o Acre com 20 anos. Ela é mãe de três filhos e tem formação em pedagogia pela Universidade Federal do Acre (UFAC)

Já Alan Rick Miranda é jornalista e administrador de empresas e foi eleito Senador da República pelo Acre em 2022. Anteriormente, representou o Estado na Câmara dos Deputados, sendo eleito em 2014 e reeleito em 2018.

Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles

Receba no seu email as notícias de Boletim Metrópoles

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters

O segundo turno das eleições deste ano ocorrerá no dia 25 de outubro.

Acre sem 2º turno desde 2014

A última vez que houve segundo turno ao governo do Acre foi em 2014, quando Tião Viana (PT) e Márcio Bittar (PSDB) disputaram a vaga.

O embate direto agora se concentra nas alianças regionais, especialmente nos maiores colégios eleitorais do estado, como Rio Branco e Cruzeiro do Sul. Tanto Mailza Assis quanto Alan Rick possuem bases fortes e apoios cruciais nesses dois colégios eleitorais.

Em Rio Branco, maior colégio eleitoral do Acre, Mailza conta com ampla estrutura partidária após consolidar uma grande frente com 10 partidos. Já em Cruzeiro do Sul, segundo maior colégio eleitoral, Alan Rick conquistou um apoio de grande peso regional com o posicionamento do prefeito da cidade, Zequinha Lima.