metropoles.com

Dino quer usar Fundo Amazônia para reforçar segurança na fronteira

Flávio Dino, em reunião com estados da Amazônia Legal, mostrou plano de ajudar segurança dos estados com fundo. BNDES será consultado

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Segup/Pará
embarcação da PM no Pará - Metrópoles
1 de 1 embarcação da PM no Pará - Metrópoles - Foto: Segup/Pará

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, se reuniu com representantes das secretarias de Segurança Pública dos nove estados brasileiros que fazem parte da Amazônia Legal.

Na reunião foi apresentado o Plano Amazônia Mais Segura (Amas), que visa entre seus objetivos a proteção das fronteiras, combate a crimes ambientais e tráfico de drogas na região.

O objetivo de Dino é que o Amas seja financiado com recursos do Fundo Amazônia, que são recursos financeiros com o objetivo de promover projetos para a prevenção, combate ao desmatamento e conservação das florestas na Amazônia Legal. Recentemente, os Estados Unidos anunciaram que vão doar para o Fundo Amazônia.

Nos próximos dias, o Plano Amazônia Mais Segura deve ser apresentado ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que é responsável por contratar e monitorar os projetos executados com o Fundo Amazônia.

Entre os planos do Amas, está a criação de novas bases terrestres e fluviais, capacitação e ampliação do efetivo, além do uso de novas tecnologias.

Demandas dos estados

Durante a reunião de sexta, os estados também apresentaram seus problemas específicos. No geral, todos alegaram áreas de difícil acesso, falta de assistência e proximidade com países onde há grupos armados violentos, como por exemplo Colômbia, Peru e Venezuela.

Estiveram presentes na reunião em Brasília representantes Amazonas, Pará, Roraima, Rondônia, Acre, Tocantins, Amapá, Mato Grosso e Maranhão.

2 imagens
Flávio Dino ao lago do secretário executivo adjunto, Diego Galdino
1 de 2

Dino se reuniu com 9 representantes de estados da Amazônia Legal

Twitter/@FlavioDino
2 de 2

Flávio Dino ao lago do secretário executivo adjunto, Diego Galdino

Twitter/@FlavioDino

O secretário de Segurança do Amazonas, general Carlos Alberto Mansur, defendeu a necessidade da integração de bases fluviais, já que os rios são importantes meios de transporte na região e são utilizados pelo crime organizado, tanto em relação ao crime ambiental, como em relação ao tráfico de drogas.

O secretário adjunto de Gestão Operacional da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) do Pará levou para a reunião a experiência da Base Fluvial Integrada Antônio Lemos, criada ano passado e que fica no Rio Tajapuru.

Uma nova reunião com representantes dos estados deve acontecer nesta semana. Além de Dino, estiveram presentes na reunião o secretário Nacional de Segurança Pública, Tadeu Alencar, e o secretário-executivo adjunto, Diego Galdino.

O Amas deve ser executado em conjunto com Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Força Nacional de Segurança, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e com as Forças Armadas.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?