Dia dos Pais: falsas ofertas nas redes fazem mais de 157 mil vítimas

Com a informação dos dados, os golpistas conseguem realizar transações financeiras indevidas e até mesmo se passar pelas vítimas

atualizado 07/08/2020 19:46

ISTOCK

Um novo golpe nas redes sociais, com supostas ofertas para o Dia dos Pais, que utiliza indevidamente nomes de grandes redes, como Americanas.com e Leroy Merlin, já enganou mais de 157 mil brasileiros. Os dados foram divulgados pelo dfndr lab, laboratório de segurança digital da PSafe.

Na farsa praticada por meio do WhatsApp, o link compartilhado encaminha o consumidor para uma página falsa, que se passa pelo site verdadeiro da loja, e induz a vítima a responder perguntas aleatórias, além de compartilhar o link enganoso com os seus contatos.

Com a informação dos dados, os golpistas conseguem realizar transações financeiras indevidas e até mesmo se passar pelas vítimas.

Leroy Merlin

A falsa oferta usa o nome da Leroy Merlin e chega pelo WhatsApp, prometendo uma churrasqueira a gás gratuita para quem se cadastrar em um site.

Através das redes sociais oficiais, a empresa comunicou ser falsa a dita promoção e avisou que não faz este tipo de ação.

“Alguns perfis falsos da Leroy Merlin Brasil foram criados no Instagram e no WhatsApp! Não fazemos sorteios ou ações promocionais, como Responda e Ganhe, nas redes sociais. Por isso, não forneça dados pessoais, acesse links externos ou preencha questionários não oficiais. Em caso de dúvidas, procure nossos canais oficiais”, disse em nota divulgada nas redes sociais.

Como não cair nos golpes?

Algumas observações rápidas podem ajudar a identificar um golpe, como a estrutura de link ou e-mail, que não corresponderão aos sites oficiais das empresas.

O internauta também pode ter um bom sistema de segurança instalado no celular, nunca oferecer dados em sites de procedências duvidosas e verificar se o site é falso em plataformas.

0

 

Últimas notícias