metropoles.com

Desemprego tem primeira queda após quatro semanas de alta

A quantidade de pessoas sem trabalho formal caiu em 100 mil, interrompendo o aumento exponencial das últimas semanas

atualizado

Compartilhar notícia

A terceira semana de junho trouxe resultados positivos para o mercado brasileiro. Segundo dados divulgados pela Pnad Covid-19, pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a quantidade de pessoas desempregadas caiu em 100 mil, interrompendo o aumento exponencial das últimas semanas.

De acordo com o IBGE, 11.753 milhões de pessoas estavam desempregadas na terceira semana, 100 mil a menos do que na semana anterior. Houve ainda um aumento no número de trabalhadores que estavam temporariamente afastadas devido à pandemia do coronavírus. 

A população desocupada foi estimada em 11,8 milhões de pessoas e ficou estável frente à semana anterior (11,9 milhões), mas cresceu em relação à semana de 3 a 9 de maio (9,8 milhões). Com isso, a taxa de desocupação ficou em 12,3%.

O levantamento foi feito entre os dias 14 e 20 de junho por meio da versão da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua realizada com apoio do Ministério da Saúde para identificar os impactos da pandemia no mercado de trabalho e para quantificar as pessoas com sintomas associados à síndrome gripal no Brasil.

Outros números

Entre os dias 14 e 20 de junho, 8,7 milhões de pessoas estavam em trabalho remoto. A pesquisa ainda mostra que 17,3 milhões não procuraram trabalho por conta da pandemia ou por falta de oportunidades na região.

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?