metropoles.com

Deputados pedem que CVM investigue senador e acionista da Eletrobras

Fernanda Melchionna e Glauber Braga foram à Comissão de Valores Mobiliários pedir investigação de Eduardo Braga (MDB-AM) e Lírio Parisotto

atualizado

Compartilhar notícia

Waldemir Barreto/Agência Senado
foto colorida do senador eduardo braga reforma tributária - Metrópoles
1 de 1 foto colorida do senador eduardo braga reforma tributária - Metrópoles - Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

Com a medida provisória da privatização da Eletrobras perto da votação na Câmara dos Deputados, os deputados federais Fernanda Melchionna (PSol-RS) e Glauber Braga (PSol-RJ) apresentaram uma denúncia na Comissão de Valores Mobiliários (CVM) reclamando da relação do senador Eduardo Braga (MDB-AM) com o empresário Lírio Parisotto, acionista da empresa a ser vendida para a iniciativa privada.

Segundo a representação, Eduardo Braga “é um dos parlamentares mais empenhados e envolvidos no processo de desestatização e, simultaneamente, tem relações muito próximas com o empresário acionista da estatal. O empresário, inclusive, foi suplente [do senador] nas 54ª e 55ª legislaturas do Senado, pelo estado do Amazonas”.

Para os psolistas, a relação “dá a Lírio Parisotto grande influência política e, possivelmente, acesso a informações privilegiadas no debate sobre a privatização da empresa, o que potencialmente cria vantagens que violam as normas de mercado”.

Os parlamentares pedem a instauração de procedimento investigatório “conforme competências fiscalizatórias e regulatórias, com vistas a apurar todas as circunstâncias dos fatos aqui noticiados, bem como a adoção das medidas sancionatórias cabíveis, em face dos responsáveis”.

Procurado pelo Metrópoles, o senador Eduardo Braga considerou a denúncia “absurda e sem nexo”. “Conhecer uma pessoa é crime?”, questionou ele. “Eu tenho independência e minhas posições e declarações sobre a Eletrobras são públicas há muitos anos. Na falta de argumentos, de competência, esses deputados estão buscando distrações estúpidas”, afirmou.

O empresário Lírio Parisotto ainda não foi localizado pela reportagem.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?