metropoles.com

Zambelli e bolsonaristas pedem que MPF investigue Arthur do Val

Parlamentares estaduais e federais querem que MPF apure se Mamãe Falei cometeu crime de racismo em falas sexistas contra ucranianas

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/Facebook
O deputado Arthur do Val, o Mamãe Falei. Ele tem cabelos pretos, barba e usa roupa escura- Metrópoles
1 de 1 O deputado Arthur do Val, o Mamãe Falei. Ele tem cabelos pretos, barba e usa roupa escura- Metrópoles - Foto: Reprodução/Facebook

São Paulo – Um grupo de deputados estaduais e federais protocolou uma representação no Ministério Público Federal de São Paulo (MPF-SP) para pedir a investigação do deputado Arthur do Val (sem partido), conhecido como Mamãe Falei, por suas falas sexistas sobre mulheres ucranianas. O caso foi revelado pelo colunista Igor Gadelha, do Metrópoles.

No documento, os parlamentares buscam investigar se Arthur do Val cometeu os crimes de incitação ao racismo e preconceito por origem nacional, previstos na Lei 7.716/1989.

A representação é encabeçada pelo deputado estadual Danilo Balas (União-SP) e também é assinada pelos parlamentares estaduais Major Mecca (PL-SP), Frederico D’Ávila (PL-SP), Gil Diniz (União-SP), Castello Branco (PL-SP), Valéria Bolsonaro (PRTB-SP) e Coronel Zucco (PL-RS); pelos deputados federais Carla Zambelli (União-SP), Major Fabiana (União-RJ), Capitão Alberto Neto (Republicanos-AM) e General Girão (União-RN);  pela vice-governadora de Santa Catarina, Daniela Reinehr (PL-SC); e pelo policial Coronel Aginaldo, marido de Zambelli.

Todos os que assinam se declaram apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL). O presidente chamou a fala de Arthur do Val de “asquerosa”.

Saída do MBL

Na última sexta-feira (4/3), vieram à tona áudios que o deputado conhecido como Mamãe Falei enviou em um grupo de WhatsApp a colegas do Movimento Brasil Livre (MBL), nos quais ele diz que ucranianas “são fáceis porque são pobres”, incentiva o turismo sexual, entre outras frases machistas.

Depois da divulgação dos áudios, ele anunciou a saída do MBL e a desfiliação do Podemos. Agora, Mamãe Falei é alvo de processos no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), que poderão resultar em sua suspensão ou até perda de mandato.

Nessa quarta-feira (9/3), o conselho já recebeu 21 representações sobre o tema.

 

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?