Eleição 2026

Deputado troca de partido 3 vezes no PR de olho em eleição majoritária

Nelsinho Padovani foi para o PP, depois de passar pelo PL e pelo Republicanos, e deverá compor chapa de Curi

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Kayo Magalhães/Agência Câmara
Nelsinho Padovani
1 de 1 Nelsinho Padovani - Foto: Kayo Magalhães/Agência Câmara

O deputado federal Nelsinho Padovani (PR) terminou a janela partidária filiado ao PP. Antes do encerramento do prazo eleitoral para que deputados possam mudar de legenda sem risco de punições, que se encerrou na sexta-feira (03/04), o parlamentar passou pelo PL e depois, pelo Republicanos.

As idas e vindas entre partidos do chamado “centrão” se deram em comum acordo entre caciques, segundo apurou o Metrópoles. A intenção é fortalecer uma base para as disputas das eleições gerais de 2026.

Padovani não deverá tentar a reeleição para deputado. No lugar, ele articula para integrar uma chapa majoritária para o governo do Paraná. Sua primeira escolha, o PL, vai lançar o senador Sergio Moro nestas eleições.

Já na sigla do ex-presidente Jair Bolsonaro, Padovani foi convidado pelo presidente estadual do Republicanos, Pedro Lupion, para migrar ao partido, que também acabava de filiar o presidente da Assembleia Legislativa, Alexandre Curi, um dos cotados para suceder o governador Ratinho Jr (PSD).

Como Curi já passou a integrar o Republicanos, o entendimento era que Padovani fosse para outro partido para fortalecer a base para a disputa. A escolha foi o PP, que irá compor uma federação com o União Brasil, legenda à qual era filiado antes da janela partidária. No partido, Padovani tenta se viabilizar para ser vice de Curi.

Aliado do governador, Curi aguardava uma definição sobre quem receberia o apoio do chefe do Executivo na disputa pela sucessão. Ele concorria internamente com outros dois nomes da sigla: Guto Silva e Rafael Greca. A falta de definição não afetou apenas Curi. O ex-prefeito de Curitiba Rafael Greca também deixou o PSD e se filiou ao MDB para entrar na disputa pelo Palácio Iguaçu.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?