metropoles.com

Deputado quer discurso virtual de Zelensky no Congresso brasileiro

Parlamentar pretende ouvir o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, no plenário do Congresso Nacional

atualizado

Compartilhar notícia

Ukrainian Presidency / Handout/Anadolu Agency via Getty Images
Presidente da Ucrânia, Volodymir Zelensky, durante conferência virtual. Ele está sentado diante de uma mesa e usa um notebook, sorrindo- Metrópoles
1 de 1 Presidente da Ucrânia, Volodymir Zelensky, durante conferência virtual. Ele está sentado diante de uma mesa e usa um notebook, sorrindo- Metrópoles - Foto: Ukrainian Presidency / Handout/Anadolu Agency via Getty Images

O deputado federal José Nelto (Podemos-GO) apresentou requerimento ao ministro das Relações Exteriores, Carlos França, para que ele adote as providências necessárias para viabilizar o discurso virtual do presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, no Congresso brasileiro.

O deputado também apresentou requerimento para o Congresso para realizar uma sessão solene destinada a ouvir o presidente ucraniano. Agora, ele está colhendo assinaturas de apoio para a realização do ato. São necessárias 171 assinaturas.

Nelto destacou que a guerra entre Rússia e Ucrânia completou um mês e já resultou em inúmeras perdas para ambos os lados. “Até o momento, são milhões de refugiados, além de milhares de mortos e feridos e somente o presidente ucraniano poderá informar, efetivamente, o número de pessoas vitimadas por esse lamentável conflito provocado pela Rússia”, disse.

“É importante que o Congresso brasileiro possa convidar o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelesnky, para que faça discurso virtual à nação Brasileira, que por sua vez tomará real conhecimento acerca da situação vivenciada naquele país, em especial, para que exija do governo brasileiro sanções mais firmes em desfavor de todo e qualquer governo que atente contra a democracia”, afirmou.

A Rússia invadiu a Ucrânia no último dia 24 de fevereiro, sob a justificativa de se tratar de uma “operação militar especial” para “desnazificar” e desmilitarizar o país vizinho. A invasão resultou em milhares de mortos e refugiados. Os EUA e países europeus impuseram diversas sanções ao presidente russo, Vladimir Putin, e à Rússia.

Zelensky tem realizado discursos em vários Parlamentos mundo afora explicando seus pontos de vista sobre o conflito e pedindo apoio de países ocidentais. O presidente Jair Bolsonaro (PL) já se manifestou em solidariedade ao presidente russo e tem evitado condenar os ataques e aplicar sanções.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?