metropoles.com

Deputado quer criminalizar incesto após cenas de House of the Dragon

O parlamentar Ubiratan Sanderson (PL-RS) reapresentou proposta para criminalizar relações sexuais entre parentes

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação
House-Of-the-Dragon
1 de 1 House-Of-the-Dragon - Foto: Divulgação

O deputado federal Ubiratan Sanderson (PL-RS) reapresentou proposta para criminalizar o incesto – relação sexual com pai ou mãe, filho ou filha, irmão ou irmã e ainda avô ou avó, seja parente consanguíneo ou adotado. Segundo o parlamentar, é necessário trazer a pauta à agenda principalmente após a exibição de cenas com a prática na série House of the Dragon.

A série é um spin-off de Game Of Thrones, da HBO, e retrata, entre outros temas, uma relação incestuosa entre a princesa Rhaenyra Targaryen e seu tio, Daemon.

0

“É uma prática que contraria os costumes dentro da sociedade, da religião e da legislação civil que, assim como as demais modalidades de abuso, não se justifica e nem se explica, se pune”, afirmou o deputado. “A proteção da criança e do adolescente, além de ser um dever do Estado, também é uma responsabilidade de todos.”

Em junho, a Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara dos Deputados aprovou uma proposta que pretende punir em até seis anos de prisão quem cometer incesto.

Atualmente, a prática não é crime no Brasil, a menos que envolva menores de 14 anos, quando passa a ser enquadrado como estupro de vulnerável. Parentes próximos por sangue ou afinidade, no entanto, não podem assinar uma união civil, segundo o Código Civil.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?