metropoles.com

Deputada Lucinha, “madrinha da milícia”, tinha R$ 140 mil em casa

A deputada carioca Lucinha se tornou alvo de uma operação da Polícia Federal (PF) na segunda-feira, sob suspeita de favorecer milícia

atualizado

Compartilhar notícia

Divlgação/Alerj
Imagem colorida da Deputada estadual pelo Rio Lucinha, que foi assaltada e sequestrada no Rio
1 de 1 Imagem colorida da Deputada estadual pelo Rio Lucinha, que foi assaltada e sequestrada no Rio - Foto: Divlgação/Alerj

A deputada estadual Lucinha (PSD-RJ) depôs à Polícia Federal na segunda-feira (18/12), após se tornar alvo da Operação Batismo. Durante o cumprimento de mandato de busca e apreensão, foram encontrados cerca de R$ 140 mil e duas pistolas na casa da parlamentar.

Ela estava acompanhada da advogada e ficou na PF por duas horas.

A parlamentar usou acessórios para se tornar menos reconhecível, como óculos escuros e máscara, além de ter mantido os cabelos presos.

O automóvel em que chegou era uma picape preta de modelo Jeep Compass, que foi escoltada. A deputada deixou o local sem falar com a imprensa.

Em nota enviada ao Metrópoles, na última segunda, o Partido Social Democrático (PSD) destacou que “aguardará o acesso aos autos para emitir posicionamentos adicionais”.

Entenda o caso de Lucinha

A ação é um desdobramento da Operação Dinastia, deflagrada pela PF em agosto de 2022, com o objetivo de desarticular organização criminosa formada por milicianos com atuação na zona oeste do Rio. Foram oito mandados de busca e apreensão cumpridos por cerca de 40 policiais federais.

A suspeita é de que a parlamentar e uma assessora beneficiaram uma milícia que atua na zona oeste do Rio de Janeiro, conhecida como bonde do Zinho. O bonde do Zinho protagonizou a queima de ônibus no RJ recentemente.

Intitulada de “madrinha” pelas lideranças do grupo criminoso, a parlamentar foi afastada pela Justiça, por tempo indeterminado, de exercer atividades legislativas. Também foi proibida de manter contatos com determinados agentes públicos e políticos, e de frequentar a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj).

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?