metropoles.com

Deputada é condenada a pagar multa após expor casal trans nas redes

Clarissa Tércio, deputada eleita do PP de Pernambuco, foi condenada por transfobia e uso indevido de imagem de um casal transexual de MG

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/Instagram
transfobia casal transsexual deputada clarissa tercio - Metrópoles
1 de 1 transfobia casal transsexual deputada clarissa tercio - Metrópoles - Foto: Reprodução/Instagram

O judiciário de Minas Gerais condenou a deputada federal eleita Clarissa Tércio (PP-PE) por transfobia e uso indevido de imagem do casal transsexual Rodrigo Brayan da Silva e Ellen Carine Martins.

A deputada publicou em sua página no Instagram uma foto do casal com a seguinte legenda: “Ele nasceu ela. Ela nasceu ele. E o melhor disso tudo é a biologia provar para a ideologia que sempre vai precisar de um xx e xy para gerar uma vida”.

O casal, que vive em Montes Claros (MG), entrou com uma ação na Justiça contra a deputada. Clarissa Tércio foi condenada a pagar R$ 10 mil de multa. A sentença em primeira instância foi dada neste mês de janeiro, quando se comemora o Dia da Visibilidade Trans.

Transfobia passou a ser crime em 2019 após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). O preconceito contra transexuais passou a ser contemplado no trecho da legislação que considera crime “raticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito em razão da orientação sexual da pessoa”.

A reportagem tenta contato com a deputada eleita. Na terça-feira (17/1), ela enviou a seguinte nota ao G1 da Grande Minas: “Referente à decisão da Justiça de Minas Gerais, informo que até o presente momento, não fui comunicada oficialmente, mas assim que for, adotarei as medidas judiciais cabíveis, recorrendo da decisão”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?