metropoles.com

Dengue: Anvisa adotará “submissão contínua” para vacina do Butantan

Medida permite que a Anvisa e o fabricante acelerem etapas para a apresentação de dados técnicos e deferimento do registro da vacina

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
ANVISA - Agência Nacional de Vigilância
1 de 1 ANVISA - Agência Nacional de Vigilância - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou que, nessa terça-feira (6/2), enviou ao Instituto Butantan um ofício onde informa que irá utilizar todas as estratégias possíveis para apoiar o acesso rápido a vacinas contra a dengue “com qualidade, eficácia e segurança”.

O Butantan desenvolve há 10 anos uma vacina de dose única, funcional contra todos os sorotipos da dengue e com eficiência semelhante ao Qdenga, imunizante japonês que será distribuído pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Para a vacina Butantan-DV, composta pelos quatro sorotipos do vírus da dengue atenuados (DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4), a Anvisa explica que será adotado o procedimento de “submissão contínua” para avaliar o dossiê técnico com os dados e demais requisitos necessários para o registro.

Esse modelo foi criado pela Anvisa durante a pandemia de Covid-19 e permite que o laboratório fabricante do imunizante apresente dados e documentos em etapas, à medida que o trabalho de pesquisa e desenvolvimento é realizado. Ou seja: quando do momento do registro, as etapas necessárias para seu deferimento já terão sido cumpridas.

Eficácia de 79,6%

A vacina contra a dengue que é desenvolvida pelo Instituto Butantan apresenta resultados animadores. Estudo clínico em fase final de testes divulgado pela instituição mostra eficácia de 79,6%.

A Agência disponibilizou ainda um canal para atendimento ao Butantan, a fim de organizar as reuniões técnicas e o procedimento para a submissão dos documentos.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?