metropoles.com

Defesa discute proposta que proíbe militares em cargos políticos

Ministro da Defesa se reúne com Padilha e líderes do governo no Congresso para discutir PEC que proíbe militares em cargos políticos

atualizado

Compartilhar notícia

Vinícius Schmidt/Metrópoles
ministro José Múcio
1 de 1 ministro José Múcio - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

O ministro da Defesa, José Múcio, se reúne na tarde desta quarta-feira (30/8) com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha e líderes do governo no Senado e no Congresso, Jacques Wagner (PT-BA) e Randolfe Rodrigues (Rede-AC), para discutir uma proposta elaborada pelo Executivo que proíbe militares da ativa de se candidatar a cargos eleitorais e ocupar cargos de indicação política.

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) foi redigida no âmbito do Executivo. O teor do texto foi publicado pela Folha e confirmado pelo Metrópoles. A PEC, que ainda pode passar por mudanças, impede que militares da ativa ocupem cargos de ministro e que se filiem a partidos. Para isso, precisariam ir para a reserva.

No governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), havia ampla presença de militares da ativa em cargos de indicação política. Um dos casos era o do ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello (PL), hoje deputado federal pelo Rio de Janeiro.

Há uma outra PEC similar na Câmara dos Deputados, da ex-deputada Perpétua Almeida. O texto proíbe militar da ativa de ocupar cargo civil na administração pública. A matéria está na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), e é relatada pela deputada Sâmia Bomfim (PSol-SP).

Na última terça-feira (29/8), conforme apurado pelo Metrópoles, o governo informou que enviaria uma PEC nova, e pediu para que a comissão aguardasse antes de pautar a PEC relatada por Sâmia. O texto elaborado pelo governo, no entanto, deve iniciar a tramitação pelo Senado. Jacques Wagner busca relatar a matéria.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?