Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Brasil

Defesa Civil pede "calma" após alerta sobre kit de emergência viralizar

Publicação da Defesa Civil Nacional que viralizou gerou medo e levantou dúvidas sobre a aproximação de algum evento atípico no Brasil

07/11/2026 23:48, atualizado 07/11/2026 23:49
Reprodução/Instagram
Imagem colorida reprodução de post Defesa Civil

A Defesa Civil Nacional fez uma nova postagem nas redes sociais, na noite deste sábado (7/11), para explicar uma publicação anterior que viralizou e gerou preocupação por indicar que as pessoas obtivessem kits de sobrevivência para enfrentar as primeiras 72 horas de uma eventual situação de emergência.

O órgão pediu “calma” à população e disse que não há motivos para ter medo. “Falar de kit de emergência não é sinal de perigo, é sinal de que prevenir faz parte da rotina”, destaca a Defesa Civil.

A publicação anterior continha orientações sobre como montar um kit para enfrentar as primeiras 72 horas de uma emergência. A postagem teve repercussão imediata e gerou questionamentos sobre a possibilidade de ter ou não algum evento atípico se aproximando.

Primeiro, a própria Defesa Civil reagiu na publicação original com um comentário dizendo para que todos ficassem tranquilos. Como a orientação não foi suficiente para conter a repercussão negativa, a Defesa Civil optou pelo novo post.

Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles

A nova publicação inicia em tom bem-humorado, questionando: “Será o fim do mundo?”. Em seguinda, orienta: “Calma, calma não criemos pânico”. Por último, o texto diz que “orientações são postadas sempre que necessário” e relembra outras datas em que a instituição fez publicidade a respeito da importância dos kits de emergência.

“A Defesa Civil Nacional publica conteúdos de prevenção todos os dias, e os alertas saem sempre que necessário”, frisou.

A postagem original dizia que em desastres de grande proporção, o socorro pode levar tempo para chegar, a depender da localidade, especialmente aquelas de difícil acesso. Portanto, ter um kit de emergência para as primeiras 72 horas em caso de desastres é algo recomendado.

Receba no seu email as notícias de Boletim Metrópoles

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters

O que deve conter o kit:

  • Água potável – 2 litros de água potável por pessoa por dia, ou seja, seis litros por pessoa;
  • Comida não perecível: frutas secas, barras de cereais, biscoitos, alimentos enlatados;
  • Utensílios: pratos e copos de plásticos, talheres, abridor de latas, papel toalha, sabão;
  • Primeiros socorros: remédios de uso contínuo com cópias das receitas médicas, álcool em gel, equipamentos médicos com baterias e carregadores, outros itens do dia a dia como óculos de grau e repelentes;
  • Vestimentas: algumas mudas de roupas e calçados confortáveis;
  • Eletrônicos: rádio AM/FM para acompanhar notícias e orientações, lanternas, pilhas e carregadores;
  • Documentos pessoais: documentos pessoais em embalagens impermeáveis e lista de contatos;
  • Sacolas plásticas avulsas: com o objetivo de proteger objetos da umidade ou sujeira;
  • Itens extras: se houver bebês, separar itens específicos necessários para este público.