metropoles.com

Cursos de pós-graduação crescem mesmo com a pandemia, aponta pesquisa

Ter uma especialização é um diferencial que muitas empresas estão à procura, por isso os profissionais têm recorrido a esse tipo de formação

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação
Fundação Dom Cabral: pós-graduação em constante evolução com o mercado
1 de 1 Fundação Dom Cabral: pós-graduação em constante evolução com o mercado - Foto: Divulgação

A busca por cursos de especialização no Brasil vêm crescendo significativamente nos últimos anos, mesmo com a pandemia, segundo levantamento feito pelo Semesp, entidade que representa mantenedoras de ensino superior do Brasil. 

Ter uma especialização é um diferencial que muitas empresas estão à procura, por isso os profissionais têm recorrido a esse tipo de formação. Segundo a instituição, considerando a faixa etária de 24 anos ou mais, estima-se que 6,3 milhões de estudantes já tenham frequentado um curso de especialização até 2021.

Os estudantes que procuram um curso de pós-graduação lato sensu, especialização, tem o objetivo de alavancar a sua carreira profissional, aprofundar os conhecimentos em uma área de estudo e ter melhores oportunidades de emprego e salário no mercado de trabalho. 

Se você tem interesse em fazer uma especialização, seja presencial ou a distância, veja a seguir o perfil da pós-graduação no Brasil, de acordo com o Semesp, as vantagens dessa formação e como encontrar bolsas de estudo.

Diagnóstico da pós-graduação

De acordo com o estudo do Semesp, os cursos de especialização chegaram a 173 mil em 2021, o que representa um crescimento de 136% em relação a 2019.

O instituto detalhou também informações em relação à rede de ensino, cursos, modalidade, perfil dos estudantes, localização e remuneração. 

Confira:

Perfil das instituições que oferecem especialização

90% das universidades que ofertam cursos de especialização são privadas e, mesmo com todo avanço tecnológico e aumenta nas buscas por cursos a distância, a maioria das instituições ainda oferecem a formação lato sensu apenas no formato presencial.

Cursos

O Semesp fez o levantamento dos cursos de especialização com mais participação tanto na rede pública, quanto na rede privada. A maioria dos cursos de pós-graduação procurados pelos estudantes são das áreas de Educação, Ciências Sociais, Negócios, Administração, Direito e Saúde e bem-estar social. 

Confira abaixo a lista completa:

Modalidade

Apesar de a maior parte das universidades oferecerem ainda especializações somente na modalidade presencial, a pesquisa constatou que houve um aumento em torno de 288% na modalidade a distância.

Em 2019, as especializações a distância representavam 22,5% na rede privada, já em 2021, esse número subiu para 37%. De acordo com o Semesp, esse crescimento dos cursos EaD aconteceu por conta da pandemia, em que os estudantes migraram para as aulas remotas.

Ainda segundo a instituição, a tendência é que esse modelo de aulas continue e se fortaleça nos próximos anos.

Localização

A pesquisa constatou que grande parte dos alunos matriculados em cursos de pós-graduação estão localizados na região Sudeste. O estado de São Paulo segue liderando o ranking de estudantes de especialização com 368 mil alunos, representando 27% do total.

Seguindo a lista de estados com mais alunos matriculados em especializações, aparece o Rio de Janeiro (10,9%) em segundo lugar, Minas Gerais (10,3%) em segundo e o Rio Grande do Sul (7,8%) em terceiro .

Gênero, Cor e Faixa etária

De acordo com a pesquisa, as mulheres são as que mais participam de cursos de pós-graduação, o que representa 66,9%. Já em relação a cor, 60% do total de alunos matriculados em especialização se consideram brancos, 30% da cor parda, 7,7% pretos, 1,2% amarelos e 0,5% indígenas.

Quando o assunto é idade, 57% dos estudantes de pós-graduação possuem entre 25 a 39 anos. A pesquisa detalhou também que em cursos presenciais, há predominância de alunos com até 34 anos.

Remuneração

Quem faz um curso de especialização pretende melhorar o seu currículo e conseguir um emprego com boa remuneração. Portando, seguir com os estudos além da graduação faz diferença no salário, segundo os dados divulgados pelo Semesp.

A pesquisa constatou que 41,3% dos estudantes de pós-graduação que trabalham, recebem 3 salários mínimos ou mais. A diferença de remuneração entre estudantes de especialização e graduação chegam a 120%.

Valores dos cursos de especialização

O Semesp pesquisou os valores de 2.900 diferentes cursos de especialização em 480 instituições de ensino superior de todas as regiões brasileiras. A pesquisa apontou que a média de um curso completo de especialização chega a ser quatro vezes maior no presencial do que no EaD.

Os cursos na área de Educação e Negócios, Administração e Direito apresentaram os menores valores. Confira a seguir a tabela com o valor médio de alguns cursos completos tanto na modalidade presencial quanto a distância:

Vantagens de fazer uma pós-graduação

Fazer uma pós-graduação lato sensu tem muitas vantagens, como melhoria no currículo, melhores oportunidades de emprego e uma boa colocação no mercado, como já visto acima. Além disso, é uma ótima opção para quem deseja se especializar em um tempo curto, porque é possível obter o certificado de especialista em até 2 anos.

Também com a pós-graduação o aluno pode aumentar o seu networking e ter uma formação totalmente voltado para o mercado de trabalho, diferente do mestrado e doutorado que tem o foco em formar pesquisadores e preparar os profissionais para a área acadêmica.

E se você optar por estudar a distância, ainda tem outras vantagens como investimento menor nas mensalidades do curso e flexibilidade de horários, além de ter o seu certificado reconhecido pelo MEC assim como no presencial.

Bolsas de estudo para pós-graduação

Se você se interessou por fazer uma especialização, saiba que é possível conseguir descontos especiais em uma das diversas universidades espalhadas pelo Brasil. 

Com a Quero Bolsa, maior plataforma de bolsas de estudo para o ensino superior da América Latina, você pode encontrar bolsas de até 80% em mais de mil universidades espalhadas pelo país.

As instituições parceiras são reconhecidas e bem avaliadas pelo Ministério da Educação. Então, se você quer melhorar o seu currículo e avançar nos estudos por um preço que cabe no seu bolso, dê uma olhadinha nas ofertas de Bolsas de estudo para pós-graduação.

Veja também algumas instituições que são parceiras da Quero Bolsa:

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?