metropoles.com

Curitiba, Goiânia e Salvador poderão ativar o 5G a partir desta terça

Brasília (DF), Belo Horizonte (MG), João Pessoas (PB), Porto Alegre (RS) e São Paulo (SP) já contam com a tecnologia

atualizado

Compartilhar notícia

Gustavo Moreno/Metrópoles
foto-tecnologia-5g-teste-df
1 de 1 foto-tecnologia-5g-teste-df - Foto: Gustavo Moreno/Metrópoles

A tecnologia da internet 5G chega a outras três capitais nesta terça-feira (16/8). As empresas vencedoras do leilão poderão ativar o serviço em Curitiba (PR), Goiânia (GO) e Salvador (BA).

Brasília (DF), Belo Horizonte (MG), João Pessoas (PB), Porto Alegre (RS) e São Paulo (SP) já contam com a tecnologia.

A expansão foi aprovada na sexta-feira (12/8) pelo grupo responsável pela implentação do 5G no país — o Gaispi. As próximas cidades a receberem a internet de quinta geração devem ser Florianópolis (SC), Palmas (TO), Rio de Janeiro (RJ) e Vitória (ES), até 29 de agosto.

O Gaispi também recomendou ao Conselho Diretor da Anatel a postergação da disponibilização da faixa para até 28 de outubro no restante das capitais. A medida leva em consideração a necessidade de conclusão das ações de desocupação da faixa para evitar interferências na recepção das estações do Serviço Fixo por Satélite (FSS).

0

Desocupação da faixa

Com a ativação do 5G pelo país, pessoas de baixa renda que possuem antena parabólica tradicional e são beneficiárias de programas sociais do governo federal poderão solicitar a troca gratuita para o equipamento digital.

A nova frequência deve afetar a transmissão de imagens em aparelhos de televisão, causando chuviscos, congelamento e, em alguns casos, até a interrupção permanente do sinal. Isso ocorre porque a nova tecnologia opera na mesma frequência do sinal de TV aberta da parabólica tradicional, a chamada Banda C, de 3,5 GHz.

A Siga Antenado, instituição não governamental, foi criada por determinação da Anatel para auxiliar a população na migração do sinal de TV. Basta entrar em contato por meio dos canais de atendimento e informar o CPF ou o Número de Identificação Social (NIS). Além de disponibilizar o kit, a entidade faz a instalação gratuita do receptor.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações