metropoles.com

Cúpula do G20: Câmara do Rio aprova feriado em 18 e 19 de novembro

Objetivo é facilitar a logística da Cúpula do G20, que deve levar cerca de 15 mil visitantes internacionais à cidade

atualizado

Compartilhar notícia

Isabela Castilho/G20 Brasil
Imagem colorida mostra reunião do G20, sob Presidência do Brasil, no Palácio Itamaraty - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra reunião do G20, sob Presidência do Brasil, no Palácio Itamaraty - Metrópoles - Foto: Isabela Castilho/G20 Brasil

A Câmara Municipal do Rio de Janeiro aprovou, nesta quarta-feira (17/4), um projeto de lei que transforma os dias 18 e 19 de novembro em feriados municipais em 2024. A suspensão das atividades se deve à realização da Cúpula do G20 na cidade.

O projeto de lei com a proposta foi apresentado pela prefeitura com a finalidade de facilitar a logística de transporte e segurança das autoridades durante o evento.

Durante a tramitação, o texto recebeu uma emenda que prevê, durante o feriado, o funcionamento de indústrias situadas nas Áreas de Planejamento 3, 4 e 5, que compreende as Zonas Norte e Oeste da cidade, além de padarias.

Também está previsto o funcionamento de estabelecimentos que desenvolvam atividades por meio de trabalho remoto.

O feriado não contempla comércio de rua, bares e restaurantes, hotéis, hospedarias e pousadas, centros e galerias comerciais e shopping centers, estabelecimentos culturais como teatros, cinemas e bibliotecas, e pontos turísticos.

Com a aprovação, a matéria segue para redação final antes de ser encaminhada para sanção ou veto do prefeito Eduardo Paes.

Cúpula do G20

A prefeitura estima que, com o evento, a cidade deva receber mais de 30 chefes de estado e cerca de 15 mil visitantes internacionais. É a primeira vez que o Brasil assume a presidência do G20 e, por isso, a cúpula se reunirá no país.

O “Grupo dos Vinte” reúne os países com as maiores economias do mundo. Os Estados-membros se encontram anualmente para discutir iniciativas econômicas, políticas e sociais e se define como o principal fórum de cooperação econômica internacional.

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?