metropoles.com

Creche onde ocorreu tragédia em Janaúba será demolida

Segundo a prefeitura do município mineiro, uma nova unidade ficará pronta em 80 dias e será custeada pelas doações recebidas

atualizado

Compartilhar notícia

ALEX DE JESUS/O TEMPO/ESTADÃO CONTEÚDO
Ataque com fogo em creche mata 4 crianças em Minas
1 de 1 Ataque com fogo em creche mata 4 crianças em Minas - Foto: ALEX DE JESUS/O TEMPO/ESTADÃO CONTEÚDO

A creche Gente Inocente, em Janaúba (MG), onde um vigia ateou fogo em meninos e meninas na última quinta-feira (5/10), será demolida. Dez pessoas morreram na tragédia: oito crianças, uma professora e o incendiário, Damião Soares dos Santos, de 50 anos. Treze vítimas seguem internadas em estado gravíssimo.

O prédio está interditado. A Prefeitura Municipal informou que, nesta segunda-feira (9/10), será definido o local onde a creche funcionará provisoriamente até a construção de uma nova sede.

O prefeito Carlos Isaildon Mendes disse que um memorial será erguido no local da tragédia. Segundo ele, a nova creche deve ficar pronta em 80 dias e será custeada com as doações recebidas pela cidade – mais de R$ 400 mil já foram doados.

Inquéritos
O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) instaurou quatro inquéritos para investigar as circunstâncias do incêndio na creche.

Em nota, o MP informou que um dos inquéritos vai apurar se o vigilante Damião Soares dos Santos, de 50 anos, tinha alguma doença ou transtorno mental que o tornasse não recomendado para a função na creche Gente Inocente. Também vai investigar se houve falha do poder público quanto à avaliação e ao tratamento da “disfunção de consciência” indicada em estudo social do Centro de Referência Especializado em Assistência Social, solicitado pelo MPMG em 2014.

Outro inquérito pretende assegurar que seja prestada a assistência material e psicológica às vítimas e suas famílias. Um terceiro procedimento vai apurar as necessidades das famílias das crianças afetadas pela tragédia.

O quarto inquérito fiscalizará a destinação de recursos doados à prefeitura de Janaúba por meio de uma conta no Banco do Brasil. O objetivo é garantir que os valores sejam usados integralmente no amparo às vítimas.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações