CPMI do INSS: Damares diz que Congresso ficou “perigoso para crianças”
Reunião teve tumulto após aprovação da convocação de Lulinha. Senadora disse que havia crianças com autismo no Senado em outra comissão
atualizado
Compartilhar notícia

A senadora Damares Alves (Republicanos-DF) disse, nesta quinta-feira (26/2), que o Congresso “ficou perigoso” para crianças após a confusão generalizada na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), com a aprovação da quebra dos sigilos fiscal e bancário de Fábio Luiz Lula da Silva, o Lulinha.
A parlamentar explicou que, no momento do tumulto, as comissões de Educação e de Desenvolvimento Humano realizavam uma audiência sobre políticas públicas para pessoas com altas habilidades e superdotação. Segundo ela, havia crianças no evento.
“Hoje de manhã, nós tivemos, nesta Casa, uma das mais lindas e incríveis audiências públicas sobre crianças com altas habilidades, crianças superdotadas. E a audiência seria aqui do lado. Ainda bem que não foi; a secretaria colocou lá no outro corredor. Mas eu quero que os senhores imaginem que as cenas que aconteceram aqui, se as crianças estivessem aqui do lado… Eu tinha crianças com autismo. Isso me mostra que esta Casa pode ter ficado perigosa para crianças”, disse Damares.
Farra no INSS
- O escândalo do INSS foi revelado pelo Metrópoles em uma série de reportagens publicadas a partir de dezembro de 2023.
- Três meses depois, o portal mostrou que a arrecadação das entidades com descontos de mensalidade de aposentados havia disparado, chegando a R$ 2 bilhões em um ano, enquanto as associações respondiam a milhares de processos por fraude nas filiações de segurados.
- As reportagens levaram à abertura de inquérito pela Polícia Federal (PF) e abasteceram as apurações da Controladoria-Geral da União (CGU).
- Ao todo, 38 matérias do portal foram listadas pela PF na representação que deu origem à Operação Sem Desconto, deflagrada no dia 23 de abril do ano passado e que culminou nas demissões do presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, e do então ministro da Previdência, Carlos Lupi.
Relembre a confusão
Mais cedo, depois de aprovados os requerimentos, parlamentares governistas foram para cima da mesa da presidência do colegiado. Houve uma confusão generalizada, com gritos, xingamentos e até agressão física.
Nas imagens, é possível ver um empurra-empurra entre os deputados Rogério Correia (PT) e Luiz Lima (Novo). Esse último afirma que foi agredido com um soco por Correia, que admitiu a agressão e pediu desculpas ao colega.
A sessão do colegiado precisou ser suspensa por 15 minutos.
