Covid: testes positivos em farmácias já superam números de dezembro

Número é 54% maior que casos positivos notificados em dezembro. Associação de farmácias pede que apenas sintomáticos façam os testes

atualizado 12/01/2022 19:05

Busca por testes de Covid-19 em São PauloFábio Vieira/Metrópoles

Entre os dias 3 e 9 deste mês, o número de testes positivos para a Covid realizados em farmácias já superou o registrado em todo o mês de dezembro de 2021.

Do terceiro ao nono dia de janeiro, 145.673 pessoas positivaram para a doença — um aumento de 54% em relação a todos os casos positivos notificados em dezembro (94.540 infectados). O número também é cinco vezes superior ao índice de novembro, que foi de 94.540.

A pesquisa foi feita pela Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma) e a plataforma Clinicarx. Os dados são relativos a 4.613 farmácias. Ao todo, 482.126 testes foram realizados.

Com o aumento da demanda, que resultou inclusive no cancelamento de agendamentos para a realização de exames nos estabelecimentos, a Abrafarma recomendou que apenas pacientes com sintomas procurem uma farmácia para a realização do teste rápido.

“Praticamente uma em cada três pessoas que entram em uma farmácia recebe o diagnóstico”, disse Sérgio Mena Barreto, CEO da Abrafarma.

Covid: conheça os diferentes tipos de teste e saiba qual fazer

0

Mais lidas
Últimas notícias