metropoles.com

Covid: Saúde recomenda dose de reforço para crianças de 3 e 4 anos

A medida é válida para os menores que foram imunizados com duas doses da vacina contra Covid-19 da Coronavac

atualizado

Compartilhar notícia

Igo Estrela/Metrópoles
Menina com laço rosa no cabelo com a mão no rosto e mão de enfermeira aplicando vacina no braço dela
1 de 1 Menina com laço rosa no cabelo com a mão no rosto e mão de enfermeira aplicando vacina no braço dela - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O Ministério da Saúde anunciou, nesta quinta-feira (9/2), a recomendação de uma dose de reforço da vacina contra a Covid-19 para as crianças de 3 e 4 anos. A norma é válida para os pequenos que foram imunizados com duas doses da Coronavac.

A terceira dose pode ser aplicada no mínimo quatro meses depois da segunda dose. A recomendação é de que seja utilizada a vacina da Pfizer, mas a Coronavac pode ser aplicada caso haja indisponibilidade.

“Dentre os critérios analisados para a recomendação da dose de reforço nessa faixa etária, foram observadas a eficácia demonstrada pela vacina Covid-19 em estudos que envolveram crianças menores de 5 anos de idade e a segurança apresentada pelo imunizante em crianças nos diversos países onde vem sendo utilizada”, informa a pasta.

Mesmo as crianças que ainda não iniciaram a vacinação ainda podem procurar os postos de saúde para se imunizarem. A vacina contra a Covid-19 pode ser aplicada junto a outros imunizantes previstos no calendário infantil de vacinação.

Prazo de validade ampliado

Nesta quinta-feira, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a ampliação do prazo de validade das vacinas bivalentes da Pfizer contra a Covid-19. Antes, os imunizantes eram válidos por 12 meses, agora por 18 meses.

A alteração é válida para as vacinas Comirnaty bivalentes BA.1 e BA.4/BA.5. Os cuidados de conservação não devem sofrer alterações. Mantem-se a orientação prévia para o armazenamento entre -90 e -60°C.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?