Covid: Saúde amplia aplicação da 4ª dose para pessoas acima de 50 anos

Nota técnica publicada neste sábado (4/6) recomenda ainda o reforço da vacina contra Covid para profissionais de saúde em todo o país

atualizado 04/06/2022 10:47

VacinaçãoHugo Barreto/Metrópoles

O Ministério da Saúde ampliou a aplicação da segunda dose de reforço, ou quarta dose, da vacina contra a Covid-19 para pessoas com 50 anos ou mais e profissionais de saúde, de todas as idades. A medida entra em vigor a partir deste sábado (4/6).

Em nota técnica, a pasta recomenda a aplicação para quem tomou o primeiro reforço do imunizante há mais de quatro meses. O documento chama atenção para a tendência de aumento no número de casos de Covid-19 no país. De acordo com dados da Fiocruz, cerca de 48% dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) registrados nas últimas quatro semanas ocorreram em função da doença.

Publicidade do parceiro Metrópoles 1
Publicidade do parceiro Metrópoles 2
Publicidade do parceiro Metrópoles 3
Publicidade do parceiro Metrópoles 4
Publicidade do parceiro Metrópoles 5
0

“Neste sentido, o incentivo à vacinação para os esquemas primários e doses de reforço tem papel fundamental para conter o aumento de casos, hospitalizações e óbitos”, diz a nota. “À medida que avançamos na cobertura vacinal contra a Covid-19 no país, naturalmente a ampliação de públicos elegíveis para a segunda dose de reforço deve ser considerada”.

As vacinas da Pfizer, Janssen e Astrazeneca poderão ser aplicadas, independentemente do imunizante recebido anteriormente.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Mais lidas
Últimas notícias