metropoles.com

Covid: linhagem mais transmissível da Ômicron chega a RJ e SC

A confirmação de casos da linhagem BA.2 foi feita por sequenciamento genético no Laboratório de Vírus Respiratórios do Instituto Fiocruz

atualizado

Getty Images
Na imagem colorida, uma mão segura um frasco com uma embalagem escrito ômicron

Rio de Janeiro e Santa Catarina têm casos confirmados, um em cada estado, da linhagem BA.2 da variante Ômicron, da Covid-19. A Fiocruz divulgou, neste sábado (5/2), que fez a identificação por meio de técnica de sequenciamento genético.

O subtipo é até 33% mais transmissível do que a versão original da variante Ômicron (BA.1) e tem maior capacidade de infectar pessoas já vacinadas.

Publicidade do parceiro Metrópoles 1
Publicidade do parceiro Metrópoles 2
Publicidade do parceiro Metrópoles 3
Publicidade do parceiro Metrópoles 4
Publicidade do parceiro Metrópoles 5
Publicidade do parceiro Metrópoles 6
0

O diagnóstico inicial foi feito com exame RT-qPCR nos Laboratórios Centrais de Saúde Pública (Lacens) dos estados. Posteriormente, as amostras foram encaminhadas para o Laboratório de Vírus Respiratório e Sarampo do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz).

O laboratório, que integra a Rede Genômica Fiocruz, atua como Centro de Referência Nacional em vírus respiratórios e faz o mapeamento de genomas do coronavírus para o Ministério da Saúde desde o início da pandemia.

O Ministério da Saúde já tinha divulgado nessa sexta-feira (4/2) a notificação de três casos da subvariante BA.2 da Ômicron: dois em São Paulo e um no Rio de Janeiro.






Quais assuntos você deseja receber?