metropoles.com

Covid: Goiânia inicia aplicação da vacina bivalente em maiores de 60

Goiânia tem 76 postos de vacinação disponíveis. Intervalo entre as doses contra a Covid deve ser de, pelo menos, quatro meses

atualizado

Compartilhar notícia

Hugo Barreto/Metrópoles
Vacina bivalente contra Covid-19
1 de 1 Vacina bivalente contra Covid-19 - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

Goiânia – A capital goiana inicia nesta segunda-feira (6/3) a aplicação da vacina Pfizer bivalente contra Covid-19 em pessoas acima de 60 anos. Esta é a segunda fase de uma campanha de imunização nacional. O imunizante protege a população contra diferentes variantes do coronavírus, incluindo a ômicron.

Para se vacinar, é necessário que o interessado tenha recebido, ao menos, duas doses de vacinas contra a Covid em um intervalo de quatro meses. Além dos idosos, a vacinação bivalente continua disponível para imunossuprimidos, indígenas, ribeirinhos e quilombolas acima de 12 anos.

Todos os interessados que se enquadram nos critérios podem procurar as salas de vacinação de Goiânia com documento de identidade ou certidão de nascimento e cartão SUS ou CPF. Caso seja do grupo de imunossuprimidos é necessário também comprovar a condição por meio de laudo médico. Menores de 18 anos precisam estar acompanhados de algum responsável.

Posto de vacinação

De acordo com a prefeitura de Goiânia, 76 salas de vacinação disponibilizam da vacina na cidade. A população estimada de pessoas entre 60 e 69 anos, em Goiânia, é de 83.372. A meta é imunizar 90% daqueles que estão aptos a se vacinar.

Desde o início da campanha de vacinação, 12.214 doses da Bivalente já foram aplicadas na capital goiana.

Clique e veja todos os postos de imunização 

Campanha nacional

Esta é a segunda fase do cronograma vacinal que começou com as pessoas a partir de 70 anos. A aplicação nesses públicos segue as diretrizes do Ministério da Saúde, que preveem a vacinação com o novo imunizante, neste primeiro momento, apenas para grupos prioritários, que têm maior probabilidade de desenvolver formas graves da doença.

A previsão do Ministério da Saúde é que até o final da última fase, prevista para começar em 17 de abril, 90% da população-alvo tenha sido atingida, totalizando 1.587.689 pessoas vacinadas.

  • 1° Fase da Campanha (a partir de 27 de fevereiro) – Indivíduos com mais de 70 anos, abrigados e trabalhadores a partir de 12 anos vivendo em instituição de longa permanência, pessoas imunocomprometidas e comunidades indígenas e quilombolas.
  • 2° Fase da Campanha (a partir de 6 de março) – Pessoas de 60 a 69 anos de idade.
  • 3° Fase da Campanha (a partir de 20 de março) – Gestantes e puérperas.
  • 4° Fase da Campanha (a partir de 17 de abril) – Trabalhadores da Saúde.
  • 5° Fase da Campanha (a partir de 17 de abril) – Pessoas com deficiência permanente a partir de 12 anos de idade, população privada da liberdade a partir dos 18 anos de idade, adolescentes cumprindo medidas socioeducativas menores de 18 anos de idade, funcionários do sistema de privação de liberdade.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?