metropoles.com

Fiocruz conclui produção dos primeiros lotes do ingrediente para vacina contra Covid 100% nacional

A previsão é de que as entregas comecem a ser realizadas ainda no último trimestre de 2021, ressalta a fundação

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação/Fiocruz
fiocruz
1 de 1 fiocruz - Foto: Divulgação/Fiocruz

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) divulgou, nesta segunda-feira (27/9), por meio do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos), que concluiu a produção dos primeiros lotes “de pré-validação do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) nacional da vacina Covid-19”.

Segundo a instituição, o insumo passará por testes de controle de qualidade para, em seguida, ser encaminhado à etapa de processamento final do imunizante. O primeiro lote de pré-validação, finalizado anteriormente no início de setembro, também está em análise.

Os dois lotes servem para demonstrar que o processo funciona “conforme o esperado e eventualmente para detectar a necessidade de adequação nos documentos e processos. Ambos foram produzidos em condições de Boas Práticas de Fabricação (BPF), com todos os procedimentos, protocolos de produção e de validação já aprovados”.

Outros dois lotes, de uma segunda etapa para a fabricação do IFA nacional, estão em produção: um na fase de biorreação, quando as células são infectadas pelo vírus para que o mesmo se multiplique, e o outro na etapa de expansão celular, quando as células são multiplicadas em meios de cultivo. Está prevista também a produção de um terceiro lote de validação do insumo, de acordo com os requisitos regulatórios necessários para o peticionamento do registro.

“Em paralelo, os lotes seguem por testes de comparabilidade junto à AstraZeneca, de modo confirmar que os resultados obtidos por Bio-Manguinhos/Fiocruz estão de acordo com aqueles preconizados pelo transferidor da tecnologia”, ressalta a Fiocruz.

A previsão é de que as entregas comecem a ser realizadas ainda no último trimestre de 2021.

Vacina

A Fiocruz divulgou, na última sexta-feira (24/9), que entregou mais 2 milhões de doses da vacina contra Covid-19 ao Ministério da Saúde, somando o total de 4,5 milhões de doses entregues esta semana.

A Fundação ressalta que, com essa liberação, alcança aproximadamente 101 milhões de vacinas disponibilizadas ao Programa Nacional de Imunizações (PNI) em oito meses.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?