metropoles.com

Covid: Anápolis (GO) desobriga uso de máscaras em espaços abertos

Prefeitura local anunciou medida nesta terça-feira (15/2) e atribui decisão à cobertura vacinal. Regra vale para parques, praças e ruas

atualizado

Compartilhar notícia

Ascom/Anápolis
Roberto Naves, prefeito de anápolis, goiás
1 de 1 Roberto Naves, prefeito de anápolis, goiás - Foto: Ascom/Anápolis

Goiânia – A prefeitura de Anápolis, cidade que fica a 55 Km da capital goiana e uma das maiores de Goiás, anunciou nesta terça-feira (15/2) que não mais será obrigatório o uso de máscara de proteção da Covid-19 em espaços abertos.

A medida foi informada pelo prefeito Roberto Naves (PP). Ele alega que a taxa de imunização da população da cidade motivou a decisão. A liberação entrará em vigor a partir da publicação de nota técnica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), no Diário Oficial do Município. A previsão é que isso ocorra ainda nesta terça.

“Devido à alta taxa de imunização, devido ao momento em que a gente se encontra, optamos por decidir que não mais será obrigatória a utilização de máscaras em espaços abertos. Essa decisão já foi tomada nos EUA, essa decisão já foi tomada na Europa e nós entendemos que o momento é um momento que não dá mais pra gente cobrar isso da população”, expõe Naves.

0

Segundo ele, as pessoas que se sentirem melhor utilizando a proteção poderão continuar mantendo o hábito normalmente. “Nós não estamos tirando a máscara das pessoas. Não será mais obrigatória. A pessoa que tem comorbidade ou resolveu por qualquer razão não se vacinar, a melhor forma de se proteger é com a máscara”, enfatiza o prefeito.

Entende-se por ambiente aberto, conforme a prefeitura, locais como praças, parques e ruas. A nota técnica da SMS de Anápolis aponta que durante o avanço da variante Ômicron, entre os casos registrados em dezembro e janeiro, houve redução do número de atendimento nas unidades de saúde.

Cobertura vacinal

Roberto Naves atribui a esse contexto a ampliação da cobertura vacinal. “A vacina realmente salva vidas e nós precisamos continuar avançando com o processo vacinal”, afirma o Roberto Naves.

Até o momento, conforme dados do painel da Covid, mantido pela Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SESGO), Anápolis tem 72,58% da população acima de 5 anos com as duas doses da vacina.

A média local é semelhante a de todo o estado. Em Goiás, o percentual é de 72% da população acima de 5 anos com as duas doses.

A cidade já registrou 59.829 casos de Covid, sendo que 1.872 resultaram em óbito. Em todo o estado, já foram confirmadas 25.373 mortes geradas por complicações da doença.

Compartilhar notícia