metropoles.com

Covid: 22 estados têm taxa de ocupação de leitos abaixo de 50%

O governo atribui o bom indicador à campanha de vacinação. Até terça-feira (14/9), 139,2 milhões de brasileiros receberam a 1ª dose

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/Secom-JP
leitos uti
1 de 1 leitos uti - Foto: Reprodução/Secom-JP

O Ministério da Saúde divulgou, nesta quarta-feira (15/9), que redes hospitalares de 22 entes federados apresentaram taxa de ocupação abaixo de 50%. A pasta ainda ressalta que o parâmetro é “considerado como dentro da normalidade”.

O governo atribui a queda na ocupação de leitos à campanha de vacinação. Até a terça-feira (14/9), 139,2 milhões de brasileiros haviam recebido a primeira dose e 75,4 milhões já tinham concluído o esquema vacinal. O Ministério da Saúde já distribuiu 265,8 milhões doses de vacinas para todo o Brasil.

“Na prática, a baixa ocupação quer dizer que o sistema de saúde está menos sobrecarregado e registrando menos casos graves ou gravíssimos da Covid-19, ou seja, situações que demandam internações e/ou intervenções médico-hospitalares, o que reflete em um cenário epidemiológico cada vez mais confortável no país”, declarou a pasta.

O governo federal afirma que a queda nas taxas de ocupação dos leitos também reflete na “maior capacidade de atendimento de casos de urgência e emergência, além de permitir a retomada gradativa e segura de cirurgias e procedimentos eletivos”.

Os estados do Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul apresentam taxas de ocupação na zona de alerta, que varia entre 51% e 69%. O Distrito Federal, que também estava nessa situação, reduziu a taxa de ocupação e passou a estar dentro da normalidade.

Óbitos

Outro dado positivo que a pasta traz é que na última semana a média móvel de óbitos, que começou a cair em junho, atingiu o menor número desde o ano passado.

O governo ressalta ainda que o Brasil “está entre os quatro países que mais vacinam a população. Já são mais de 214 milhões de doses de vacinas aplicadas em todo o território nacional, de acordo com a soma das primeiras e segundas doses”.

Das doses distribuídas, 101,1 milhões são da Astrazeneca, 94,4 milhões da Coronavac, 65 milhões da Pfizer e 4,7 milhões da Janssen fabricada pela farmacêutica Johnson & Johnson.

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?