O coronel da Polícia Militar Ambiental de São Paulo Homero de Giorge Cerqueira assumirá a presidência do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). A indicação do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, foi revelada pelo blog da jornalista Andréia Sadi nesta quarta-feira (17/04/19).

Cerqueira é o atual comandante da PM Ambiental de São Paulo. O ministro solicitou a liberação do coronel ao secretário de Segurança Pública paulista, general João Camilo Pires de Campos. O policial passou pela Casa Militar e pela Escola Superior de Soldados e de Sargentos.

O coronel substituirá Adalberto Eberhard, que pediu demissão do instituto no último domingo (14/04/19). A exoneração foi publicada na edição dessa terça-feira (16/04/19) do Diário Oficial da União.

Eberhard pediu demissão por discordâncias com Ricardo Salles. O ministro anunciou que abrirá processo administrativo disciplinar contra servidores do ICMBio que atuam na sede do instituto Mostardas (RS).

Além disso, ele é contra a ideia de fusão do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) com o ICMBio.